Browsing by Author "Pereira, Rafael Mendes"
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- EMPATHETIC CONVERSATIONAL AGENT FROM BODY EMOTION DETECTION WITH AIPublication . Pereira, Rafael Mendes; Pereira, António Manuel de Jesus; Costa, Nuno Alexandre Ribeiro daA interação entre humano-computador está constantemente a evoluir com o surgimento de novos agentes conversacionais promissores. No entanto, estes agentes geralmente não possuem a capacidade de compreender ou reconhecer as emoções dos seus utilizadores. No contexto do reconhecimento de emoções, os sistemas mais comuns na investigação científica baseiam-se em expressões faciais e análise de voz. Apesar dos avanços significativos no reconhecimento de emoções, algumas formas de expressão emocional permanecem pouco exploradas, como o reconhecimento de emoções através de gestos corporais, representados por sequências de imagens que capturam expressões corporais. Esta tese propõe uma arquitetura para construir um agente conversacional empático utilizando o reconhecimento de emoções através de gestos corporais. Esta estratégia faz parte de uma arquitetura geral de HCI que combina informações emocionais provenientes de múltiplas fontes, incluindo expressões faciais, gestos corporais, análise de voz e análise de sentimento, integrando-as através de um modelo de fusão. O design desta arquitetura geral é baseado numa análise extensa de artigos científicos sobre o reconhecimento de emoções. Nesta tese foram realizados vários experimentos com diferentes modelos de AI para realizar a deteção de emoções com base em gestos corporais, utilizando o conjunto de dados VGAF_EmotiW, que contém gestos corporais em diferentes contextos. O modelo com melhor desempenho foi o PoseGRU, que atingiu taxas de precisão superiores a 50%. Quando investigadores ou programadores pretendem implementar um sistema semelhante ao proposto nesta tese, muitas vezes precisam começar do zero, sem saber por onde começar ou quais passos seguir. No momento da escrita desta tese, e com base numa revisão de literatura sistemática publicada presente nesta tese, não existem guidelines disponíveis que auxiliem na criação de uma solução como a que é proposta. Esta falta de orientação estruturada pode representar um desafio para a implementação eficaz de sistemas de de conversação empáticos que fazem uso do reconhecimento de gestos corporais. Para abordar esta lacuna, a tese define um conjunto de procedimentos para a implementação da solução proposta. Estes procedimentos, apresentados sob a forma de guidelines, oferecem uma estrutura passo a passo para ajudar investigadores e programadores a construir a solução proposta ou sistemas semelhantes, detalhando claramente as etapas necessárias para a implementação. As guidelines são também demonstradas detalhadamente e aplicadas a três casos de uso diferentes: atendimento ao cliente, educação e aprendizagem online, e aplicações para a saúde mental. Ao seguir estas diretrizes, o sistema pretende melhorar a interação entre o humano e o computador ao adaptar-se aos estados emocionais dos utilizadores, o que, na prática, pode melhorar a comunicação e a ligação entre ambos. Por exemplo, em ambientes empresariais e/ou quando aplicadas a utilizadores idosos, a solução pode aumentar a satisfação, melhorar a qualidade das interações e contribuir para o sucesso geral do negócio. Além disso, esta tese aborda seis questões de investigação que fornecem respostas a questões relevantes e pertinentes no campo do reconhecimento de emoções e da interação humano-computador empática.