Browsing by Author "Mendes, Carla Sofia Crespo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- SMART CONVERSATIONAL AGENT FOR AMBIENT ASSISTED LIVINGPublication . Mendes, Carla Sofia Crespo; Pereira, António Manuel de Jesus; Frazão, Luís Alexandre LopesA população mundial está a envelhecer rapidamente, com projecções que indicam que, em 2050, haverá aproximadamente 2,1 mil milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Esta mudança demográfica apresenta desafios significativos, uma vez que os idosos enfrentam riscos acrescidos de isolamento social, solidão, negligência e problemas de saúde mental, que afetam negativamente a sua qualidade de vida. Em resposta a estes desafios, as soluções AAL integradas com inteligência artificial oferecem ferramentas promissoras para apoiar os idosos de modo a viverem de forma independente e socialmente conectados. Este trabalho apresenta assim dois agentes conversacionais baseados em inteligência artificial: Chatto e MIMO. Chatto, um sistema para dispositivos móveis iOS, combina o reconhecimento de emoções de forma multi-modal: expressões faciais e de texto, comum avatar 3D constituído por um agente conversacional para interagir com pessoas idosas ao longo do dia. Esta solução fornece aos cuidadores das pessoas idosas mecanismos para acompanhar o seu estado emocional em tempo real, notificações e mecanismos de regulação de emoções personalizados com base nas animações pré-definidas do avatar. Apesar das suas vantagens, o sistema Chatto enfrenta algumas limitações em termos de adaptabilidade, conteúdo estático e dependência de serviços externos para o agente conversacional. O MIMO, uma solução baseada em Android que evoluiu a partir do Chatto, incorpora a deteção contínua de emoções em tempo real através de interações de texto e voz, oferecendo experiências mais dinâmicas e personalizadas. Para além disso, a solução MIMO utiliza uma versão retreinada do modelo DialoGPT e um algoritmo de reconhecimento de emoções a partir de texto, que combina questionários de autoavaliação de emoções e um modelo AI, oferecendo também aos cuidadores mecanismos para monitorização em tempo real do estado emocional da pessoa idosa ao seu cuidado, conjuntamente com notificações personalizáveis, mecanismos de regulação de emoções onde os conteúdos são fornecidos pelos cuidadores, garantindo personalização, e a capacidade de lidar com um maior número de tópicos para conversar com as pessoas idosas, incluindo saúde mental e tópicos do dia-a-dia, sem a necessidade de utilizar serviços pagos. Testes de usabilidade envolvendo diversos participantes demonstram que a interface amigável do Chatto tem um impacto positivo no bem-estar emocional, com a sua capacidade de personalizar as interações e fornecer monitorização em tempo real aos cuidadores. Tanto o Chatto como o MIMO realçam o potencial das tecnologiasde inteligência artificial para reduzir os sentimentos de isolamento e solidão entre a população mais idosas, ao mesmo tempo que fornecem aos seus cuidadores ferramentas essenciais para apoiar no cuidado da saúde emocional dos idosos ao seu encargo.