Browsing by Author "Henriques, Ana Bagagem"
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- Efeito de uma interrupção letiva na coordenação motora grossa e força de preensão manual em crianças do 1º CEBPublication . Henriques, Ana Bagagem; Coelho, Luís Pedro InácioO desenvolvimento motor é considerado um processo sequencial, contínuo e relacionado à idade cronológica, pelo qual o ser humano adquire uma enorme quantidade de habilidades motoras (Haywood & Getchell, 2004). Contudo, é na etapa entre os 6 e os 10 anos de idade, que se devem criar oportunidades para adquirir e desenvolver as mais diversas habilidades motoras básicas. Na fase de grande vigor do desenvolvimento global da criança, a atividade física, nomeadamente a EEFM, no contexto escolar, é considerada como um meio de valorização da formação corporal pelo acesso a um leque muito variado de experiências motoras (Martins et al., 2015). O presente estudo teve como objetivo analisar como varia os desempenhos da CMG e da FPM das crianças do 1.º CEB por efeito da interrupção letiva da Páscoa. Fizeram parte deste estudo 72 crianças do 1.º CEB, 39 crianças do 2.º ano com idades compreendidas entre 7 e 9 anos de idade (7,9±0,5) e 33 crianças do 4.º ano com idades entre os 9 e 11 anos de idade (9,9±0,4). Como instrumento de avaliação foram utilizados a Bateria de Testes KTK, um dinamómetro manual digital, o Questionário IPAQ, uma balança e um estadiómetro. Os resultados demonstraram que as crianças aumentaram os seus desempenhos de CMG e de FPM (p=0,000) no momento após a interrupção letiva da Páscoa. Em relação à Variação da FPM, esta foi semelhante para ambas as mãos (dominante e não dominante) (p>0,05), sendo que foram os rapazes quem apresentaram valores superiores, em ambos os momentos. Ao mencionar quem frequentou e quem não frequentou ATL no decorrer da interrupção letiva, tanto uns como os outros apresentaram valores semelhantes na Percentagem da CMG bem como na FPM e na Variação da FPM (p>0,05), concluindo que o facto de as crianças frequentarem ou não ATL não influenciou os níveis de desempenho da CMG e da FPM em ambos os momentos. iii Relativamente ao grupo Sexo, a Percentagem da CMG aumentou no momento após para todos os sexos (p≤0,05), todavia são os rapazes que apresentam níveis superiores, em ambos os momentos. No que concerne ao grupo Ano Escolar, na FPM (mão dominante e mão não dominante), ambos os anos escolares aumentaram os seus desempenhos, tanto no momento antes como no após (p≤0,05). Na Variação da FPM, os valores mantiveram-se semelhantes em ambos os anos escolares e em ambas as mãos (p>0,05). Na Percentagem da CMG, esta apresenta valores semelhantes em ambos os momentos (p>0,05), contudo, as crianças do 2.º ano apresentam desempenhos superiores aos do 4.º ano, concluindo-se que é um facto estranho e difícil de explicar. Salienta-se ainda, que tanto a Percentagem da CMG e da FPM apresentam correlação em ambos os anos escolares (p=0,000), concluindo-se que quanto maior o desempenho na CMG maior é o desempenho na FPM. Ainda assim, conclui-se que o facto de as crianças frequentarem ou não o ATL, serem do sexo feminino ou masculino, não influenciou o tempo que permaneceram sentadas, não se evidenciando correlação com os desempenhos da CMG e da FPM (p>0,05). Do mesmo modo, o facto de as crianças serem do sexo feminino ou masculino ou serem do 2.º ou 4.º ano também não influenciou as horas diárias passadas na escola (p>0,05). Foi possível concluir que, de uma forma geral, as crianças aumentaram os seus desempenhos de CMG e de FPM, no decorrer da interrupção letiva da Páscoa.