Browsing by Author "Gaspar, Marilyne Dias"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Um percurso reflexivo em Educação de InfânciaPublication . Gaspar, Marilyne Dias; Dias, Maria Isabel Pinto SimõesO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte diz respeito à prática de ensino supervisionada em contexto de Creche e a segunda parte à prática de ensino supervisionada em contexto de Jardim de Infância I (IPSS) e Jardim de Infância II (rede pública). Na primeira parte, relato experiências realizadas em Creche (primeiras semanas de observação, rotinas das crianças, interações estabelecidas nos diferentes espaços, ciclo de ação pedagógica - observar, planificar e avaliar) e revelo reflexões pessoais sobre experiências vividas, dificuldades sentidas e sobre a importância do papel do educador na primeira infância. Nesta primeira parte revelo, ainda, o ensaio investigativo de caráter descritivo qualitativo com evidências quantitativas realizado com as onze crianças da “Sala das Surpresas” (com idades compreendidas entre os 12 e os 24 meses) que procurou identificar evidências matemáticas durante o momento de brincadeira livre/rotina diária e refletir sobre a emergência das ideias matemáticas em contexto de creche. Os dados recolhidos através de gravações de vídeo foram transcritos e sujeitos a uma análise de conteúdo e revelaram que as crianças nas suas rotinas diárias vão desenvolvendo conhecimentos no âmbito da medição e do espaço de forma intuitiva e informal. Na segunda parte, abordo aprendizagens realizadas no âmbito das práticas de ensino supervisionadas em Jardim de Infância I e II, nomeadamente as interações, as experiências e dificuldades sentidas, o ciclo de ação pedagógica, a avaliação por Portfólio e a Metodologia de Trabalho de Projeto. No final desta segunda parte, reflito sobre o percurso formativo vivido nestes contextos (IPSS e público) aquando da realização de um Portfólio individual e da aplicação da Metodologia de Trabalho de Projeto, evidenciando as diferenças entre as experiências em Jardim de Infância I e Jardim de Infância II.