Browsing by Author "Ferreira, Ana Carolina Fortes das Neves Dias"
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- (Re)significar a educação de infância e primeiro ciclo do ensino básico: a resolução de problemas no desenvolvimento do sentido de númeroPublication . Ferreira, Ana Carolina Fortes das Neves Dias; Pinto, Hélia GonçalvesO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de refletir sobre as experiências vivenciadas em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB e apresentar uma investigação sobre o contributo da resolução de problemas no desenvolvimento do sentido de número. Assim, este documento encontra-se organizado em duas partes, a primeira relativa à dimensão reflexiva e a segunda à dimensão investigativa. Na parte I, designada (Re)significar a Educação de Infância e o primeiro Ciclo do Ensino Básico, incide-se sobre o percurso realizado ao longo da Prática Pedagógica com a intenção de refletir de forma crítica e fundamentada sobre o contexto educativo, o currículo enquanto plano de desenvolvimento e aprendizagem e o ciclo interativo - fomentador de aprendizagens significativas. Salienta-se que nos vários contextos a ação desenvolvida teve por base o ciclo interativo, a fim de se concretizar uma prática responsiva capaz de assegurar uma resposta de qualidade face às necessidades, características e interesses das crianças. Igualmente transversal foi a valorização da criança como ser competente que participou ativamente no seu processo de aprendizagem. Na parte II, denominada a resolução de problemas no desenvolvimento do sentido de número, apresenta-se uma investigação realizada numa turma de 2.º ano, com o objetivo de perceber o contributo da resolução de problemas de adição e de subtração no desenvolvimento do sentido de número, em contexto de ensino exploratório. Para atingir este objetivo foram implementadas três sequências de problemas com os sentidos destas operações, no referido contexto, onde se adotou o paradigma interpretativo com uma abordagem essencialmente qualitativa e o design de estudo caso múltiplo. Os resultados emanados permitiram compreender que a resolução de problemas, em contexto de ensino exploratório, contribuiu para o desenvolvimento do sentido de número.