Browsing by Author "Bernardino, Mariana Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estágio na divisão de desenvolvimento territorial da Câmara Municipal da LourinhãPublication . Bernardino, Mariana Santos; Almeida, Nuno Miguel Castanheirapresente relatório tem como objetivo apresentar o Estágio Curricular desenvolvido na Câmara Municipal da Lourinhã, no período compreendido entre 8 de setembro de 2021 e 23 de agosto de 2022, com a finalidade de se obter o grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar. Durante as 1640 horas de estágio foram executadas diversas tarefas, principalmente relacionadas com a gestão das redes sociais VisitLourinha.ig e com a organização dos eventos desenvolvidos pelo município, tais como as Quinzenas Gastronómicas e a Animação de Natal, mais à frente, no relatório, descritas em pormenor. Seguindo uma linha condutora lógica o relatório é composto, em termos estruturais, por oito capítulos, onde, inicialmente, será feita a contextualização do relatório, através da introdução, onde serão explicados os principais objetivos do estágio e o âmbito em que este se encontra inserido. De seguida será apresentada a revisão de literatura, desenvolvendo uma análise resumida da área de conhecimento em questão, mencionando tópicos como Turismo e Marketing. Posteriormente é feita uma contextualização histórica e geográfica do Concelho da Lourinhã, de modo a dá-lo a conhecer, juntamente com a sua oferta turística. Segue-se a caracterização da entidade de acolhimento, onde será detalhada a sua composição hierárquica e social e subsequentemente a sua repartição em divisões. Esta contextualização é seguida pela descrição do estágio, incluindo os seus objetivos, o local onde este se desenvolveu e as tarefas que foram realizadas durante o mesmo. Mais tarde, é feita uma análise crítica em conjunto com as propostas de melhoria a aplicar em futuros estágios na Câmara Municipal da Lourinhã. Posteriormente, serão propostos temas a serem desenvolvidos por futuros estagiários. Por fim, será apresentada a conclusão, onde será feita a consolidação das considerações finais e um balanço geral da experiência de estágio. Destacam-se como principais objetivos do estágio curricular a aplicação prática de todo o saber teórico adquirido através da formação académica, em especial, durante o decorrer do mestrado, complementando-as por intermédio do contacto com a realidade da área de formação, sendo neste caso em particular a área do Marketing e Promoção Turística; assim como a criação de hábitos de trabalho e sentido de responsabilidade, facilitando o processo de integração profissional. O estágio revelou-se uma oportunidade para enriquecimento pessoal, não só pelo contacto com o mercado de trabalho, como também pela interação com o consumidor final. Destas resultaram o desenvolvimento de novas competências, assim como o aprimoramento das aprendizagens feitas no decorrer do curso. Desta forma, pode-se afirmar que os principais contributos do estágio, sob o ponto de vista do marketing e promoção turística, denotam-se na capacidade de gerir a imagem de marca de um destino, promovendo a sua oferta turística recorrendo principalmente às redes sociais como o Instagram e à imprensa. Para além da gestão promocional da marca, o estágio permitiu entender e explorar as estratégias e os modelos utilizados pela entidade no que toca à sua política de comunicação. Dentro deste aspeto foi também possível perceber que aspetos poderiam ser alvo de alterações, melhorando a estratégia em execução, com base na interpretação do mercado de consumo.