Browsing by Author "Amaro, Dina"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Promoção do Sucesso e Redução do Abandono Académico: Plano de AçãoPublication . Lázaro, Alexandra; Pereira, Ana Patrícia; Henriques, Carolina; Toneca, Cláudia; Amaro, Dina; Tavares, Dina; Rodrigues, Filipa; Seco, Graça; Marques, Gorete; Silva, Joana Carrilho da; Varela, Jorge; Brites, Leonel; Rosálio, Lina; Magueta, Lúcia; Filipe, Luís Pereira; Caetano, Marta; Frade, Patrícia; Vaz, Paula; Gonçalves, Pedro; Alves, Sandra; Mina, Sónia; Reis, Susana; Almeida, Susana; Bernardino, Susana; Fonseca, Susana; Ferreira, Tiago; Tavora, VítorDe forma de criar e potenciar, no Instituto Politécnico de Leiria, um trabalho colaborativo a partir da identificação e utilização de uma metodologia integrada de promoção do sucesso escolar, que permita identificar, no contexto académico, todas as dimensões do problema e um roteiro de intervenção futuro que inclua a identificação de estratégias para promoção do sucesso académico em Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais, foi desenvolvido o “Laboratório da Mudança”. Através de um método sistémico, participativo e criativo para enfrentar, gerir e mitigar problemas sociais complexos, como são o insucesso e abandono escolar, foi desenvolvido um trabalho em conjunto com os diferentes intervenientes da comunidade académica do Instituto Politécnico de Leiria, no qual foi utilizada a ferramenta Teoria da Mudança para a criação de um plano de ação face a problemas sociais complexos. No Laboratório da Mudança foram convidados a participar vários atores da comunidade académica do IP Leiria, desde direções e escolas, coordenações pedagógicas e demais serviços, bem como docentes e estudantes. A equipa multidisciplinar constituída para o desenvolvimento do Laboratório trouxe contributos variados relevantes e inovadores no desenho de uma estratégia colaborativa e na construção do presente plano de ação. Aquando da identificação do problema, e após o término do projeto, estes atores contribuirão na promoção de outras estratégias, além das propostas em desenvolvimento neste projeto, que possam ser concebidas no futuro visando a resolução dos problemas identificados do insucesso e abandono escolar.
- The impact of choice factors on international students’ loyalty mediated by satisfactionPublication . Amaro, Dina; Marques, Alzira; Alves, HelenaThe presence of international students is a valuable input for Higher Education Institutions (HEI) at all levels. Thus, it is critical to understand not only how students make their decisions and what factors and sources of information provided by the HEI most influence them, but also to evaluate students’satisfaction and loyalty with the choice made, in order to define the most suitable and competitive marketing strategies to attract and retain international students. Based on the information gathered through a questionnaire with a sample of 190 international students studying at a Portuguese HEI, a quantitative, crosssectional and causal study was conducted using the estimation of a structural equation model calculated through PLS, in order to investigate the impact of choice factors and information sources on international students’ loyalty, mediated by satisfaction with the choice made. The findings indicate that the choice factors with the greatest impact on satisfaction of the international students were: the perception of the country, the environment and location of the HEI, and the sources of information provided by the HEI. It was also concluded that a positive global perception of the HEI influences the recommendation from significant others, and increases the satisfaction and loyalty of all the international students. Thus, HEI managers should account for these factors when making strategic marketing decisions to increase the number of international students.