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Advisor(s)
Abstract(s)
Concluído o estágio curricular num estúdio do Porto, realizado no
âmbito do Mestrado em Design Gráfico, identifiquei uma constante,
tanto no grupo de projetos que me foram colocados enquanto desafio,
como em alguma especificidade de clientes que abordavam o estúdio,
para que este se encarregasse do desenvolvimento da identidade
gráfica dos seus projetos, sendo que, abrangiam quase sempre as
mesmas ou similares áreas de atuação.
Os significativos projetos de identidade visual retratados na área
do imobiliário e Real Estate relevaram-se, durante o curto período
de colaboração como estagiária, gerando uma superfície de análise
e levantando a oportunidade de questionar esta constante. Foi desta
forma depreendido que o modo como o mundo, a economia e as
sociedades evoluem e se movimentam, estão a influenciar claramente
e em simultâneo, a dinâmica e a variedade de trabalhos dos
estúdios de design gráfico.
No caso português em particular, criou-se nos últimos anos um
grande desenvolvimento económico no setor do turismo, e isso veio
mudar os padrões de subsistência e de negócio nos mais diversos
setores, das empresas e instituições portuguesas. O design gráfico não
é exceção, sendo também influenciado por esta alteração económica
e social, surgindo a necessidade de a ela se adequar. Presenciei esta
metamorfose aquando a realização do meu estágio.
Atenta a esta questão e querendo saber mais sobre esta dinâmica,
de uma forma consecutiva desencadeei uma análise, procurando
perceber se o desenvolvimento rápido do mercado imobiliário e do
turismo nacional, estará a transformar, evidenciar ou a condicionar
a forma como se pensa e produz design gráfico, nos últimos anos em
Portugal. Se poderá estar a afetar diretamente o fluxo e o trabalho
dos designers e a forma como estes também integram e exploram
esta oportunidade. Se a elevada procura de solicitações e respostas,
que têm vindo a aumentar nos últimos anos, poderão de alguma
forma estar a modificar, moderar ou até restringir a criatividade e a
necessária exploração do serviço gráfico, que é elaborado para este
tipo de cliente/negócio.
Como exemplo, esta intensificação trouxe consigo um aumento
exponencial do número dos pedidos de criação de identidades visuais.
A ideia de termos uma identidade visual exclusiva, específica e direcionada
poderá estar de certa forma a perder força, a privar-se de
autenticidade e consistência com num nível de procura tão elevado.
Com esta investigação pretendo, aprofundar uma observação de
como a esfera do turismo, do imobiliário, da hotelaria e restauração
(Horeca) se comportou em Portugal na última década (2009—2019) e
percecionar se este crescimento exponencial influi e afeta o exercício
da criação gráfica, na prática e no tipo de trabalhos que são desenvolvidos
nas agências, estúdios e ateliers em geral e, das identidades
visuais em particular para estes setores.
Description
Keywords
Turismo português Design gráfico Identidade visual Briefing
