Repository logo
 
Publication

Aprendizagem ativa no ensino superior: estratégias pedagógicas para um trabalho colaborativo

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg01:Erradicar a Pobreza
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg07:Energias Renováveis e Acessíveis
datacite.subject.sdg08:Trabalho Digno e Crescimento Económico
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdades
datacite.subject.sdg16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes
dc.contributor.authorMangas, Catarina
dc.date.accessioned2025-09-22T15:47:01Z
dc.date.available2025-09-22T15:47:01Z
dc.date.issued2020-04-30
dc.description.abstractIntrodução: O ensino superior está normalmente associado a uma formação mais tradicional/expositiva que não se enquadra com o atual processo de Bolonha, as características dos jovens estudantes ou as exigências que advêm das constantes transformações da sociedade. Hoje em dia, os estudantes devem estar preparados com um elevado nível de competências sociais e conhecimentos que são necessários num mercado de trabalho que se altera permanentemente. Objetivos: Descrever estratégias de aprendizagem cooperativas, desenvolvidas em grupos, aplicadas em cursos superiores nas áreas das ciências sociais e das ciências da educação. Métodos: A investigação desenvolvida é caracterizada como sendo qualitativa, sendo um estudo essencialmente descritivo, já que apresenta, de forma holística, estratégias específicas aplicadas junto de duas turmas de estudantes do ensino superior. Resultados: A investigação sugere que os estudantes aprendem melhor quando estão ativamente envolvidos em atividades onde o pensamento crítico e criativo é cultivado, resultando em melhores classificações, numa maior satisfação com o seu percurso académico e numa menor probabilidade de abandono. Conclusões: É essencial refletir sobre as práticas pedagógicas e, consequentemente, adotar novas estratégias desenvolvidas em ambientes de aprendizagem centrados nos estudantes, que aumentem a qualidade do ensino superior, tornando-o mais adequado à realidade laboral atual.por
dc.description.abstractIntroduction: Higher education is normally associated to a more traditional way of teaching which does not fall within the current Bologna process, the characteristics of young students or the changing demands of our society. Nowadays, students must be prepared with a high-level of social skills and knowledge that is required in a labour market that is in permanent transformation. Objectives: Describe group-based or cooperative learning strategies applied in higher education degrees of social sciences and educational areas. Methods: The developed research is characterized as being a qualitative descriptive study with the aim of overcoming a comprehensive summarization of specific strategies experienced by two groups of higher education students. Results: The research suggests that students learn best when they are actively involved in activities where critical and creative thinking is promoted, resulting in better grades, a higher satisfaction with their academic progress and a lower probability of dropping out. Conclusion: It is essential to reflect on pedagogical practices and consequently adopt new strategies developed in student-centered learning environments that increase the quality of higher education, making it more appropriate for the current reality of the job market.eng
dc.description.abstractIntroducción: La educación superior está normalmente asociada a una formación más tradicional/expositiva que no encaja con el actual proceso de Bolonia, las características de los jóvenes estudiantes o las exigencias derivadas de las constantes transformaciones de la sociedad. Hoy en día, los estudiantes deben estar preparados con un alto nivel de habilidades sociales y conocimientos necesarios en un mercado laboral que cambia constantemente. Objetivos: Describir estrategias de aprendizaje cooperativas, desarrolladas en grupos, aplicadas en cursos superiores en las áreas de las ciencias sociales y de la educación. Métodos: La investigación llevada a cabo destaca por su carácter cualitativo y por ser esencialmente descriptivo, ya que presenta, de forma holística, estrategias específicas aplicadas a dos grupos de estudiantes de enseñanza superior. Resultados: La investigación sugiere que los estudiantes aprenden mejor cuando participan activamente en actividades en las se fomenta el pensamiento crítico y creativo, resultando en mejores clasificaciones, en una mayor satisfacción con su trayectoria académica y en una menor probabilidad de abandono. Conclusiones: Es esencial reflexionar sobre las prácticas pedagógicas y, en consecuencia, adoptar nuevas estrategias desarrolladas en entornos de aprendizaje centrados en los estudiantes, que aumenten la calidad de la enseñanza superior, para que se adecue mejor a la realidad laboral actual.spa
dc.identifier.citationMangas, C. (2020). Active learning in higher education: pedagogical strategies for collaborative work . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(12), 59–65. https://doi.org/10.29352/mill0212.05.00295.
dc.identifier.doi10.29352/mill0212.05.00295
dc.identifier.eissn1647-662X
dc.identifier.issn0873-3015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/14101
dc.language.isoeng
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu
dc.relation.hasversionhttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/19244
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectaprendizagem ativa
dc.subjectensino superior
dc.subjectestratégias
dc.subjecttrabalho colaborativo
dc.subjectactive learning
dc.subjecthigher education
dc.subjectstrategies
dc.subjectcollaborative work
dc.subjectaprendizaje activo
dc.subjecteducación superior
dc.subjectestrategias
dc.subjecttrabajo colaborativo
dc.titleAprendizagem ativa no ensino superior: estratégias pedagógicas para um trabalho colaborativopor
dc.titleActive learning in higher education: pedagogical strategies for collaborative workeng
dc.titleAprendizaje activo en la enseñanza superior: estrategias pedagógicas para un trabajo colaborativospa
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage65
oaire.citation.issue12
oaire.citation.startPage59
oaire.citation.titleMillenium, Journal of Education, Technologies and Health
oaire.citation.volume2
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameMangas
person.givenNameCatarina
person.identifier.ciencia-id0C17-9C71-90B7
person.identifier.orcid0000-0003-0843-5861
relation.isAuthorOfPublicationceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO SUPERIOR ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA UM TRABALHO COLABORATIVO.pdf
Size:
858.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Introdução: O ensino superior está normalmente associado a uma formação mais tradicional/expositiva que não se enquadra com o atual processo de Bolonha, as características dos jovens estudantes ou as exigências que advêm das constantes transformações da sociedade. Hoje em dia, os estudantes devem estar preparados com um elevado nível de competências sociais e conhecimentos que são necessários num mercado de trabalho que se altera permanentemente. Objetivos: Descrever estratégias de aprendizagem cooperativas, desenvolvidas em grupos, aplicadas em cursos superiores nas áreas das ciências sociais e das ciências da educação. Métodos: A investigação desenvolvida é caracterizada como sendo qualitativa, sendo um estudo essencialmente descritivo, já que apresenta, de forma holística, estratégias específicas aplicadas junto de duas turmas de estudantes do ensino superior. Resultados: A investigação sugere que os estudantes aprendem melhor quando estão ativamente envolvidos em atividades onde o pensamento crítico e criativo é cultivado, resultando em melhores classificações, numa maior satisfação com o seu percurso académico e numa menor probabilidade de abandono. Conclusões: É essencial refletir sobre as práticas pedagógicas e, consequentemente, adotar novas estratégias desenvolvidas em ambientes de aprendizagem centrados nos estudantes, que aumentem a qualidade do ensino superior, tornando-o mais adequado à realidade laboral atual.
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: