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Advisor(s)
Abstract(s)
Apresentamos o estudo da validade e fidelidade da Escala de Práticas e Comportamentos de
Educação para a Saúde (EPCEPS). Neste estudo exploratório, quantitativo e transversal
utilizou-se uma amostra não probabilística, acidental, de 301 enfermeiros (38 homens e 263
mulheres) que trabalhavam em instituições de saúde (198 em Hospitais e 103 em Centros de
Saúde) no Distrito de Leiria, em Setembro de 2007. A média de idades foi de 37,49 anos
(s=8,60) e do tempo de exercício profissional foi de 13,98 anos (s=8,27).
A EPCEPS é constituída por sete factores, que explicam 71,85% da variância total. Todos os
itens têm uma saturação superior a 0,465 e não se verificam correlações simultâneas com dois
factores em que a distância entre ambos os valores seja inferior a 0,1. O coeficiente de
Cronbach (=0,939) indicou uma boa consistência interna dos itens na avaliação do construto.
Conclui-se que a estrutura da escala é pertinente e a sua utilização é uma possibilidade para
desenvolver o conhecimento das práticas e comportamentos de Educação para a Saúde mais
frequentemente adoptados pelos enfermeiros, auxiliando a reflexão sobre as formas de planear
e executar acções de desenvolvimento de competências específicas.
Description
Keywords
Educação para a saúde