Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Poeiras, Fernando Manuel PenitĂȘncia

Search Results

Now showing 1 - 10 of 13
  • Um mal domĂ©stico. CrĂ­tica do visco
    Publication . Poeiras, Fernando; Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria Madalena
  • PrĂĄticas do desenho em design
    Publication . Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria Madalena
    De um ponto de vista pragmåtico, o valor do desenho em Design depende das suas potencialidades para "projectar" um objecto. No desenho projectual o valor de uso do desenho ficaria assim subordinado aos problemas que o desenho coloca e resolve no ùmbito da actividade de projectar. Se privilegiarmos essa relação pragmåtica entre o desenho e o projecto então temos de esclarecer primeiramente o que aqui significa projectar. Podemos distinguir duas concepçÔes de projecto que definem dois grandes tipos de problema, orientando assim diferentes usos do desenho (...)
  • (Meta) Projetos
    Publication . Poeiras, Fernando
    Como os alunos de design revelaram um uso isolado e fragmentado das competĂȘncias adquiridas nos exercĂ­cios criei pequenos meta projetos para auxiliar a integrar e operacionalizar essas competĂȘncias. O objetivo Ă© produzir uma tomada de consciĂȘncia das formas de compreender e imaginar o projeto, (de acordo com o objeto (ou melhor, com a solução material); de acordo consigo prĂłprio, e de acordo com as oportunidades no mundo). OU seja, uma introdução ao pensamento do projeto. Com outros objetivos criei tambĂ©m meta projetos para o mestrado de gestĂŁo cultural e a opcional da licenciatura de artes plĂĄsticas. Tal como os exercĂ­cios, estes meta projetos sĂŁo acompanhados por um relatĂłrio crĂ­tico. Apresento aqui os (meta) projetos de 1) Design de Ambientes, 2) Design Industrial, 3) Artes PlĂĄsticas; 4) Mestrado GestĂŁo Cultural e 5) Mestrado Design de Produto.
  • PrĂĄticas do desenho em design : dinĂąmicas do desenho
    Publication . Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria Madalena
    Apresentamos, para enquadrar o tema da “dinĂąmica do desenho”, uma breve sinopse do caminho percorrido sobre as pragmĂĄticas e a experimentação no desenho (do design de produto). Esta recapitulação Ă© necessĂĄria para enquadrar o tema, mas tambĂ©m para sistematizar, tornando mais claro o problema que Ă© objecto desta reflexĂŁo e os conceitos empregues.
  • EstratĂ©gias de investigação nas artes e no design
    Publication . Poeiras, Fernando; Poeiras, Fernando
    A investigação acadĂ©mica e as prĂĄticas – artĂ­sticas ou de design – podem divergir entre si. Podem divergir quanto Ă  finalidade a atingir, quanto aos seus processos1 de desenvolvimento, e tambĂ©m quanto Ă s suas formas de comunicação. Forçar essas prĂĄticas “divergentes”, mas extremamente relevantes, aos caminhos da investigação acadĂ©mica esteriliza-as. Neste caso, como podem ser ambas conciliadas dentro do contexto acadĂ©mico? Recolhemos vĂĄrios exemplos de relatĂłrios e dissertaçÔes que podem servir para pensarmos sobre algumas formas de conciliação; e iremos tambĂ©m procurar respostas alternativas. Tendo em conta a especificidade dessas prĂĄticas e a ausĂȘncia nos seus praticantes de algumas competĂȘncias necessĂĄrias para a investigação, se nĂŁo quisermos apenas lamentar os resultados fracos ou legitimar o lamentĂĄvel, devemos procurar alternativas.
  • PragmĂĄticas do desenho em design II : a nĂŁo coincidĂȘncia entre a ideia e a imagem no "exercĂ­cio" de desenho
    Publication . Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria Madalena
    Neste texto centramo-nos no problema da “nĂŁo coincidĂȘncia entre a imagem e a ideia” como problema intrĂ­nseco ao desenho.
  • A vida social da criação (e o esquisso em design)
    Publication . Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria Madalena
    Neste texto elabora-se uma anĂĄlise, e faz-se uma apologia, da vida social da criação, da correspondente prĂĄtica do esquisso e da "consciĂȘncia alargada" que essa prĂĄtica permite ao designer. Faz-se, ainda, uma breve cartografia das actuais condiçÔes de aprendizagem do esquisso em contexto pedagĂłgico.
  • Cor : artifĂ­cios da cor no design e nas artes
    Publication . Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria Madalena
    Branco, chumbo, cinza, blues, esmeralda, azul cueca, cores políticas, laranja, verde-ågua, amarelado, azulão, destoar, baio, cores smic, vermelho africano, albino, pastel, paleta bizantina ou egípcia, amizades coloridas, cores dos anos 70, "sangue de boi", luto, prateado, cor ambiente, beringela, o amarelo de Van Gogh, cores nacionais, sensaçÔes colorantes de Cézanne e pensamentos coloridos de Malevitch...
  • ExercĂ­cios (mais ou menos rĂĄpidos) de Design
    Publication . Poeiras, Fernando
    O exercĂ­cio Ă© lançado atravĂ©s de um enunciado que identifica um determinado problema de projeto. A resolução de cada um dos exercĂ­cios tem trĂȘs componentes: a) a exploração de 3 soluçÔes para cada problema; b) o relatĂłrio crĂ­tico reflexivo; c) a apresentação e discussĂŁo em aula. Aqui sĂŁo apresentados uma seleção de trĂȘs enunciados de exercĂ­cios para as licenciaturas de Design de Ambientes; outros trĂȘs para Design Industrial e outros trĂȘs para Design de Produto CerĂąmica e Vidro.