Loading...
13 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 13
- Um mal domĂ©stico. CrĂtica do viscoPublication . Poeiras, Fernando; Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria Madalena
- Pråticas do desenho em designPublication . Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria MadalenaDe um ponto de vista pragmåtico, o valor do desenho em Design depende das suas potencialidades para "projectar" um objecto. No desenho projectual o valor de uso do desenho ficaria assim subordinado aos problemas que o desenho coloca e resolve no ùmbito da actividade de projectar. Se privilegiarmos essa relação pragmåtica entre o desenho e o projecto então temos de esclarecer primeiramente o que aqui significa projectar. Podemos distinguir duas concepçÔes de projecto que definem dois grandes tipos de problema, orientando assim diferentes usos do desenho (...)
- (Meta) ProjetosPublication . Poeiras, FernandoComo os alunos de design revelaram um uso isolado e fragmentado das competĂȘncias adquiridas nos exercĂcios criei pequenos meta projetos para auxiliar a integrar e operacionalizar essas competĂȘncias. O objetivo Ă© produzir uma tomada de consciĂȘncia das formas de compreender e imaginar o projeto, (de acordo com o objeto (ou melhor, com a solução material); de acordo consigo prĂłprio, e de acordo com as oportunidades no mundo). OU seja, uma introdução ao pensamento do projeto. Com outros objetivos criei tambĂ©m meta projetos para o mestrado de gestĂŁo cultural e a opcional da licenciatura de artes plĂĄsticas. Tal como os exercĂcios, estes meta projetos sĂŁo acompanhados por um relatĂłrio crĂtico. Apresento aqui os (meta) projetos de 1) Design de Ambientes, 2) Design Industrial, 3) Artes PlĂĄsticas; 4) Mestrado GestĂŁo Cultural e 5) Mestrado Design de Produto.
- PrĂĄticas do desenho em design : dinĂąmicas do desenhoPublication . Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria MadalenaApresentamos, para enquadrar o tema da âdinĂąmica do desenhoâ, uma breve sinopse do caminho percorrido sobre as pragmĂĄticas e a experimentação no desenho (do design de produto). Esta recapitulação Ă© necessĂĄria para enquadrar o tema, mas tambĂ©m para sistematizar, tornando mais claro o problema que Ă© objecto desta reflexĂŁo e os conceitos empregues.
- EstratĂ©gias de investigação nas artes e no designPublication . Poeiras, Fernando; Poeiras, FernandoA investigação acadĂ©mica e as prĂĄticas â artĂsticas ou de design â podem divergir entre si. Podem divergir quanto Ă finalidade a atingir, quanto aos seus processos1 de desenvolvimento, e tambĂ©m quanto Ă s suas formas de comunicação. Forçar essas prĂĄticas âdivergentesâ, mas extremamente relevantes, aos caminhos da investigação acadĂ©mica esteriliza-as. Neste caso, como podem ser ambas conciliadas dentro do contexto acadĂ©mico? Recolhemos vĂĄrios exemplos de relatĂłrios e dissertaçÔes que podem servir para pensarmos sobre algumas formas de conciliação; e iremos tambĂ©m procurar respostas alternativas. Tendo em conta a especificidade dessas prĂĄticas e a ausĂȘncia nos seus praticantes de algumas competĂȘncias necessĂĄrias para a investigação, se nĂŁo quisermos apenas lamentar os resultados fracos ou legitimar o lamentĂĄvel, devemos procurar alternativas.
- PragmĂĄticas do desenho em design II : a nĂŁo coincidĂȘncia entre a ideia e a imagem no "exercĂcio" de desenhoPublication . Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria MadalenaNeste texto centramo-nos no problema da ânĂŁo coincidĂȘncia entre a imagem e a ideiaâ como problema intrĂnseco ao desenho.
- A vida social da criação (e o esquisso em design)Publication . Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria MadalenaNeste texto elabora-se uma anĂĄlise, e faz-se uma apologia, da vida social da criação, da correspondente prĂĄtica do esquisso e da "consciĂȘncia alargada" que essa prĂĄtica permite ao designer. Faz-se, ainda, uma breve cartografia das actuais condiçÔes de aprendizagem do esquisso em contexto pedagĂłgico.
- Cor : artifĂcios da cor no design e nas artesPublication . Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria MadalenaBranco, chumbo, cinza, blues, esmeralda, azul cueca, cores polĂticas, laranja, verde-ĂĄgua, amarelado, azulĂŁo, destoar, baio, cores smic, vermelho africano, albino, pastel, paleta bizantina ou egĂpcia, amizades coloridas, cores dos anos 70, "sangue de boi", luto, prateado, cor ambiente, beringela, o amarelo de Van Gogh, cores nacionais, sensaçÔes colorantes de CĂ©zanne e pensamentos coloridos de Malevitch...
- Aprender com exercĂciosPublication . Poeiras, Fernando
- ExercĂcios (mais ou menos rĂĄpidos) de DesignPublication . Poeiras, FernandoO exercĂcio Ă© lançado atravĂ©s de um enunciado que identifica um determinado problema de projeto. A resolução de cada um dos exercĂcios tem trĂȘs componentes: a) a exploração de 3 soluçÔes para cada problema; b) o relatĂłrio crĂtico reflexivo; c) a apresentação e discussĂŁo em aula. Aqui sĂŁo apresentados uma seleção de trĂȘs enunciados de exercĂcios para as licenciaturas de Design de Ambientes; outros trĂȘs para Design Industrial e outros trĂȘs para Design de Produto CerĂąmica e Vidro.