Logo do repositório
 
A carregar...
Foto do perfil
Pessoa

Poeiras, Fernando Manuel Penitência

Resultados da pesquisa

A mostrar 1 - 10 de 13
  • Um mal doméstico. Crítica do visco
    Publication . Poeiras, Fernando; Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria Madalena
  • Práticas do desenho em design
    Publication . Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria Madalena
    De um ponto de vista pragmático, o valor do desenho em Design depende das suas potencialidades para "projectar" um objecto. No desenho projectual o valor de uso do desenho ficaria assim subordinado aos problemas que o desenho coloca e resolve no âmbito da actividade de projectar. Se privilegiarmos essa relação pragmática entre o desenho e o projecto então temos de esclarecer primeiramente o que aqui significa projectar. Podemos distinguir duas concepções de projecto que definem dois grandes tipos de problema, orientando assim diferentes usos do desenho (...)
  • (Meta) Projetos
    Publication . Poeiras, Fernando
    Como os alunos de design revelaram um uso isolado e fragmentado das competências adquiridas nos exercícios criei pequenos meta projetos para auxiliar a integrar e operacionalizar essas competências. O objetivo é produzir uma tomada de consciência das formas de compreender e imaginar o projeto, (de acordo com o objeto (ou melhor, com a solução material); de acordo consigo próprio, e de acordo com as oportunidades no mundo). OU seja, uma introdução ao pensamento do projeto. Com outros objetivos criei também meta projetos para o mestrado de gestão cultural e a opcional da licenciatura de artes plásticas. Tal como os exercícios, estes meta projetos são acompanhados por um relatório crítico. Apresento aqui os (meta) projetos de 1) Design de Ambientes, 2) Design Industrial, 3) Artes Plásticas; 4) Mestrado Gestão Cultural e 5) Mestrado Design de Produto.
  • Práticas do desenho em design : dinâmicas do desenho
    Publication . Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria Madalena
    Apresentamos, para enquadrar o tema da “dinâmica do desenho”, uma breve sinopse do caminho percorrido sobre as pragmáticas e a experimentação no desenho (do design de produto). Esta recapitulação é necessária para enquadrar o tema, mas também para sistematizar, tornando mais claro o problema que é objecto desta reflexão e os conceitos empregues.
  • Estratégias de investigação nas artes e no design
    Publication . Poeiras, Fernando; Poeiras, Fernando
    A investigação académica e as práticas – artísticas ou de design – podem divergir entre si. Podem divergir quanto à finalidade a atingir, quanto aos seus processos1 de desenvolvimento, e também quanto às suas formas de comunicação. Forçar essas práticas “divergentes”, mas extremamente relevantes, aos caminhos da investigação académica esteriliza-as. Neste caso, como podem ser ambas conciliadas dentro do contexto académico? Recolhemos vários exemplos de relatórios e dissertações que podem servir para pensarmos sobre algumas formas de conciliação; e iremos também procurar respostas alternativas. Tendo em conta a especificidade dessas práticas e a ausência nos seus praticantes de algumas competências necessárias para a investigação, se não quisermos apenas lamentar os resultados fracos ou legitimar o lamentável, devemos procurar alternativas.
  • Pragmáticas do desenho em design II : a não coincidência entre a ideia e a imagem no "exercício" de desenho
    Publication . Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria Madalena
    Neste texto centramo-nos no problema da “não coincidência entre a imagem e a ideia” como problema intrínseco ao desenho.
  • A vida social da criação (e o esquisso em design)
    Publication . Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria Madalena
    Neste texto elabora-se uma análise, e faz-se uma apologia, da vida social da criação, da correspondente prática do esquisso e da "consciência alargada" que essa prática permite ao designer. Faz-se, ainda, uma breve cartografia das actuais condições de aprendizagem do esquisso em contexto pedagógico.
  • Cor : artifícios da cor no design e nas artes
    Publication . Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria Madalena
    Branco, chumbo, cinza, blues, esmeralda, azul cueca, cores políticas, laranja, verde-água, amarelado, azulão, destoar, baio, cores smic, vermelho africano, albino, pastel, paleta bizantina ou egípcia, amizades coloridas, cores dos anos 70, "sangue de boi", luto, prateado, cor ambiente, beringela, o amarelo de Van Gogh, cores nacionais, sensações colorantes de Cézanne e pensamentos coloridos de Malevitch...
  • Exercícios (mais ou menos rápidos) de Design
    Publication . Poeiras, Fernando
    O exercício é lançado através de um enunciado que identifica um determinado problema de projeto. A resolução de cada um dos exercícios tem três componentes: a) a exploração de 3 soluções para cada problema; b) o relatório crítico reflexivo; c) a apresentação e discussão em aula. Aqui são apresentados uma seleção de três enunciados de exercícios para as licenciaturas de Design de Ambientes; outros três para Design Industrial e outros três para Design de Produto Cerâmica e Vidro.