Romana, Ana João das Neves Pereira FernandesGomes, António Manuel Sucena SilveiraFerreira, Márcia Alexandra Moreira2024-10-022024-10-022024-07-19http://hdl.handle.net/10400.8/10137Embora a autopublicação não seja um processo novo na longa história da literatura e do mundo da publicação literária, a indústria editorial tem vindo a sofrer sistematicamente cada vez mais alterações e transformações com o rápido avanço das tecnologias e o surgimento de plataformas digitais que proporcionam a oportunidade da autopublicação. Este fenómeno faz com que surjam diversas questões de legitimidade e interrogação sobre estes novos (tipos de) autores, na maior parte “amadores”, que recorrem à autoedição no mundo digital para promoverem o seu trabalho que de outra forma não seria publicado devido ao crivo editorial. Neste sentido interroga-se o papel dos editores enquanto profissionais e das editoras enquanto entidades de publicação que tradicionalmente legitimam a figura do autor e da obra. Em contrapartida, e contrariamente ao meio do mercado editorial, podemos argumentar que surge um incentivo à criação literária na web (em muitos casos deriva para uma publicação física custeada pelos próprios autores), eliminando assim os vários processos burocráticos e críticos da avaliação da obra enquanto objeto cultural, artístico, literário e a viabilidade da comercialização e do lucro. Esta dissertação centra-se na revisão da literatura e projetos de investigação sobre a temática da autopublicação (digital e física) e também na pesquisa e análise de diversas plataformas digitais que permitem aos autores publicarem as suas próprias obras. É apresentado um estudo de caso, que sustenta a análise e reflexão sobre histórias de sucesso em que a autopublicação foi apenas a rampa de lançamento para a publicação através de editoras tradicionais e consequente o sucesso tanto lucrativo quanto de reconhecimento.porAutopublicaçãoDigitalLiteraturaPlataformasAutorEditorEditora tradicionalAmadorDuas Páginas do mesmo Livro - O Fenómeno da Autopublicação e Plataformas Digitaismaster thesis203704606