Martinho, Nuno Alexandre GonçalvesPinheiro, Tiago José Carvalho2023-04-032023-04-032022-12-13http://hdl.handle.net/10400.8/8311O presente trabalho dedica-se ao estudo e dimensionamento de um permutador de calor ar-´agua, mais conhecido como watercooler, para arrefecimento do ar de admiss˜ao de um motor de combust˜ao interna sobrealimentado, a usar num ve´ıculo de competi¸c˜ao Formula Student. Com base nos conceitos fundamentais, nomeadamente sobre dimensionamento de permutadores de calor, conciliados com a an´alise de mercado sobre as tecnologias presentes atualmente na industria autom´ovel nesta ´area, foram analisadas e comparadas diferentes solu¸c˜oes para o arrefecimento do ar de sobrealimenta¸c˜ao do ve´ıculo em causa, tendo-se optado pela que melhor se adequava. Tendo como base as caracter´ısticas, nomeadamente dimensionais, do permutador selecionado, elaborou-se uma folha de c´alculo que permite realizar o estudo da transferˆencia de calor e das respetivas temperaturas de entrada e sa´ıda do ar e da ´agua, folha esta que permite o c´alculo e dimensionamento de outros permutadores de calor e/ou de outras condi¸c˜oes de funcionamento. Foi realizado por fim uma analise Computacional Fluid Dynamics (CFD).porPermutadores de calorCFDTransferência de calorFormula StudentSobrealimentaçãoPROJETO DE UM PERMUTADOR DE CALOR PARA REFRIGERAÇÃO DO AR ADMITIDO NUM MOTOR SOBREALIMENTADOmaster thesis203265254