Rafael, CéliaAlmeida, Aurélia2023-03-132023-03-132014Rafael, C., & Almeida, A. (2014). Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual. Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, 23, 27-50.2182-5580http://hdl.handle.net/10400.8/8205A influência da imagem de destinos no processo e decisão e escolha do destino por parte do turista é transversal à sua natureza intangível. Estudos recentes expandem e modificam os constructos convencionais de imagem pela especificação de fontes de informação veiculadas através da internet. O cenário resultante da revisão de literatura permite entender a importância da experiência para atividade turística e a proposição teórica do turismo virtual enquanto “experiência virtual turística”, os seus fatores determinantes e as suas implicações para a formação da imagem global do destino. Este estudo apresenta a revisão de literatura de base, à proposta de investigação empírica, cujo objetivo geral compreende a análise da influência de fatores, como a interatividade, na comunicação online e contacto com experiências de turismo virtuais online, na formação e na perceção da imagem de um destino turístico.The influence of the destination image in the decision process and choice of destination by tourists is transverse to its intangible nature. Recent studies expand and modify the conventional image constructs specifying information sources transmitted through the internet. The scenario resulting from the literature review allows us to understand the importance of experience for touristic activity and theoretical proposition of virtual tourism as "virtual tourist experience", its determinants and its implications for the overall image destination formation. This study presents a literature review base to the empiric research proposal whose general objective comprises the analysis of the influence of factors, such as interactivity, in online communication and contact with virtual tourism experiences online in image destination formation and image destination.pore-turismoDestino turístico onlineImagem destino virtualExperiência virtualTurismo virtual onlinee-tourismVirtual tourism destinationVirtual image destinationVirtual experienceOnline virtual tourismImpacto da informação online na formação da imagem de destino virtualOnline information Impact in the virtual destination image formationjournal article