Gamboa, Maria José Nascimento SilvaBugalhão, Telma Filipa Carvalho2020-10-192020-10-192020-07-07http://hdl.handle.net/10400.8/5164Na primeira parte deste relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresento, de forma sucinta, descritiva, crítica e reflexiva, o meu percurso desenvolvido ao longo destes dois anos, com vista a salientar as experiências mais marcantes que foram vivenciadas em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas experiências, que contribuíram para a minha formação pessoal e profissional, foram bastante diversificadas e muito significativas sendo, portanto, impossível referi-las todas num número limitado de páginas. Foco-me, sobretudo, no ciclo pedagógico que foi implementado em cada contexto, considerando a relevância da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão para a condução de uma boa prática profissional, considerando o papel ativo da criança no seu percurso de aprendizagem, segundo os paradigmas socioconstrutivistas e humanistas que orientaram as minhas práticas. Na segunda parte do relatório, apresento a dimensão investigativa, enquadrada na metodologia de investigação-ação e desenvolvida no decorrer da Prática Pedagógica em Jardim de Infância. Na investigação que foi implementada, pretende-se dar resposta à questão de partida que originou o estudo: “Em que medida a leitura e produção oral de narrativas se constituem como estratégias facilitadoras do desenvolvimento da competência narrativa da criança?” Desta forma, e considerando o papel que as histórias desempenham na vida de uma criança, permitindo-lhe interpretar a realidade e construir mundos imaginários, este estudo pretende analisar o desenvolvimento da competência narrativa em crianças dos 4 aos 6 anos, considerando os objetivos definidos, as opções metodológicas e os recursos didáticos que foram construídos, implementados e explorados, bem como a criação de ambientes propícios para o conto de histórias. Neste sentido, pretende-se compreender e avaliar o processo de desenvolvimento da competência narrativa, tendo sido descrito e analisado todo o processo vivido com as crianças alvo do estudo, tendo-se confirmado o valor da narrativa como instrumento didático e pedagógico, na procura do desenvolvimento cognitivo, linguístico e emocional das crianças.porEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloBrincadeiraCompetência narrativaHistóriasRefletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Brincar com as históriasO desenvolvimento da competência narrativa com crianças do Jardim de Infânciamaster thesis202527255