Filipe, Luís PereiraAleixo, Ana Marta2017-11-292017-11-292017Filipe, L. P.; Aleixo, A. M. (2017). Tendências do mercado de trabalho: o que esperam as empresas das gerações Millennials e Z. In Ana Paula Marques, Carla Sá, Joana R. Casanova & Leandro S. Almeida (org.), Ser diplomado do ensino superior: escolhas, percursos e retornos (pp. 139-159). Braga: Universidade do Minho978-989-8525-53-6http://hdl.handle.net/10400.8/2861O enfoque no sucesso profissional dos recém-diplomados e o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) para esse desígnio tem vindo a ganhar destaque devido às transformações ocorridas nas últimas décadas. Face ao exposto, é imperativo que as IES se esforcem para melhorar a empregabilidade dos seus diplomados, num esforço de correspondência entre as características das novas gerações e necessidades das empresas. Deste modo, e por forma a dar sequência a um primeiro estudo dirigido a empresas na área do turismo, pretende-se identificar as práticas de recrutamento e seleção e as competências transversais requeridas aos candidatos, por empresas das áreas das engenharias e serviços. Foi possível perceber que as empresas recorrem essencialmente à internet e às redes sociais para procurar os seus candidatos, que utilizam essencialmente o modelo Europass de CV, que se preocupam bastante com as competências e com a experiência profissional adquirida, e que consideram as competências transversais como tão importantes como as técnicas, com destaque para a aprendizagem, o trabalho de equipa e o comportamento ético, em detrimento da persuasão, da cultura geral e da liderança. Com estes dados é possível ajudar os diplomados a melhorarem a sua empregabilidade, levando-os a desenvolver ferramentas e estratégias adequadas, incentivando essencialmente a uma postura ativa de procura de oportunidades e de melhoria constante do seu percurso académico e profissional.porTendências do mercado de trabalho: o que esperam as empresas das gerações Millennials e Zbook part