Falaster, ChristianFerreira, Manuel PortugalGouvea, Daniela Modolo Ribeiro de2021-08-052021-08-052017-071415-65551982-7849http://hdl.handle.net/10400.8/6009Neste artigo analisamos o efeito da orientação na produção científica dos alunos de doutorado em Administração. A questão essencial de pesquisa é como a competência em produção científica (publicação de artigos) do professor orientador pode influenciar a produção dos orientados doutorados. Por meio de um estudo empírico quantitativo realizado com dados secundários numa base de 313 orientados e 127 professores orientadores de quatro universidades brasileiras, analisamos a relação entre o volume e qualidade das publicações do professor orientador com o volume e qualidade das publicações do orientado, utilizando regressões lineares múltiplas. Analisamos, assim, o impacto da orientação como preditor da competência de publicação futura dos doutores. Encontramos evidência de que há uma relação significativa entre a qualidade das publicações do orientador e a qualidade das publicações do orientado, mas não houve evidência de que exista uma influência sobre a quantidade de publicações do orientado doutorado. Este estudo contribui ao demonstrar que a produção científica do orientador – em termos de qualidade e quantidade - está diretamente ligada à do estudante, com implicações para os programas doutorais e para os estudos sobre a produção científica.porPublicação científicaRelação orientador-orientadoQualidade da publicaçãoProgramas doutoraisO efeito da publicação científica do orientador na publicação dos seus orientadosThe effect of the advisors’ competence in scientific publications their advisees’ publicationjournal article10.1590/1982-7849rac2017160118