Saraiva, Alzira Maria RascãoBatista, Ana Carolina Santos2016-03-142016-03-142015-07-23http://hdl.handle.net/10400.8/1606Este relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar: Está divido em duas partes, na primeira parte apresenta-se as experiências vivenciadas no contexto de creche e a segunda parte contém as experiência realizadas no contexto de Jardim de Infância. A primeira parte divide-se em dois tópicos. Primeiramente, é apresentada uma reflexão sobre os momentos mais relevantes da minha Prática Pedagógica no Contexto de Creche abordando as observações, aprendizagens, dificuldades e o meu percurso com as crianças no contexto de creche. Posteriormente apresento o ensaio investigativo realizado com crianças com idades compreendidas entre os dois e os três anos, investigando “Diferentes interações realizadas na área da casinha no momento da brincadeira livre”. Os resultados mostram que as crianças na brincadeira livre estabelecem preferencialmente interações paralelas, associativas, associado cada objeto às relações funcionais, usam a fala egocêntrica e fazem a projeção de esquemas simbólicos em objetos novos. A segunda parte é dividida em dois tópicos. Inicialmente é apresentada os momentos mais significativos no contexto de Jardim de Infância. No segundo tópico dá-se a conhecer o trabalho realizado com as crianças deste contexto, utilizando a metodologia de trabalho de projeto, intitulando “As tartarugas”.porEducação Pré-escolarEducação de InfânciaO meu percurso da Creche ao Jardim de Infânciamaster thesis201079364