Rafael, Célia Maria da Conceição SalmimTeixeira, Isabel M. C.Teixeira, J. Paulo2023-02-082023-02-0820022183-489Xhttp://capsi.apsi.pt/index.php/capsi/article/view/341http://hdl.handle.net/10400.8/8107Propõe-se neste trabalho um modelo formal para análise de reconfiguração de estratégia em Instituições de Ensino Superior (IES). O modelo é particularizado para o conjunto de restrições impostas pelas directivas da Declaração de Bolonha e aplicado a título de exemplo a uma Licenciatura da Escola Superior de Tecnologia, Gestão, Arte e Design (ESTGAD) de Caldas da Rainha. Para o efeito, consideram-se as alterações, resultantes da aplicação dessas directivas aos cursos de Licenciatura, em termos da estrutura curricular e pedagógica avaliando-se os custos respectivos, em função de recursos humanos e materiais. O modelo introduz uma forma de cálculo de ECTS, European Credit Transfer System, (unidades de crédito do sistema europeu) das diferentes disciplinas, de acordo com parâmetros que caracterizam as novas restrições. Comparam-se os resultados obtidos com este modelo e com o modelo vigente, suportado em Unidades de Crédito, UC (DL 173/80). Introduzem-se, ainda, indicadores de recursos humanos e materiais, de modo a avaliar diferentes cenários de reconfiguração de uma IES, por análise do compromisso entre diversas soluções possíveis.porModelo de AnáliseReconfiguração de EstratégiaDeclaração de BolonhaEuropean Credit Transfer SystemModelo de Análise de Reconfiguração de Estratégia em Instituições de Ensino Superiorconference object2023-02-07cv-prod-476202