Pinto, Hélia GonçalvesDuarte, Nicole GasparCarlos, Neuza Carvalho2025-03-102025-03-102024-12-18http://hdl.handle.net/10400.8/12684O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este tem como principal objetivo dar a conhecer o percurso realizado ao longo de dois anos em Prática Pedagógica estando organizado em duas partes. A primeira parte corresponde à dimensão reflexiva e apresenta os contextos onde foram realizadas as práticas pedagógicas. É ainda apresentada a minha experiência ao longo do ciclo interativo de observação, planificação, intervenção, reflexão e avaliação e uma síntese final. A segunda parte corresponde à dimensão investigativa onde apresente um estudo realizado com objetivo de perceber o contributo da resolução de uma sequência de tarefas de partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionais em contexto de ensino exploratório numa turma do 5.º ano de escolaridade. Para a realização do estudo adotou-se o paradigma interpretativo com abordagem qualitativa. Os resultados revelam que numa fase inicial os alunos recorrem à representação icónica e a estratégias informais. No entanto essas estratégias acabam por dar lugar à representação simbólica e a estratégias mais formais. Assim, embora existam limitações, a sequência de tarefas e o contexto de partilha equitativa parecem promover um processo de aprendizagem significativo.porCiclo interativoEnsino exploratórioNúmeros racionaisPartilha equitativaA prática reflexiva e a investigação no ensino: o ciclo interativo e a partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionaismaster thesis203909500