Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaLopes, Diana da Cruz2025-12-042025-12-042025-11-13http://hdl.handle.net/10400.8/14833O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este pretende apresentar o meu percurso de formação como educadora de infância e uma vertente como investigadora. O relatório apresenta três partes distintas, a primeira onde reflito sobre a minha experiência em contexto de creche bem como algumas das aprendizagens construídas ao longo da experiência, de uma forma reflexiva. A segunda parte reflete acerca de um contexto de jardim de infância de vertente pública em que foi implementada a abordagem por projeto. Na terceira parte é abordada a experiência num outro contexto de jardim de infância de carácter público bem como as aprendizagens e desafios que a mesma trouxe. A terceira parte para além da dimensão reflexiva, apresenta também um estudo de natureza investigativa, de carácter qualitativo, seguindo um paradigma interpretativo. Esta investigação foi desenvolvida com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos e pretendeu investigar sobre as aprendizagens proporcionadas pela exploração livre de materiais não estruturados. Os resultados obtidos evidenciam que esta exploração promove aprendizagens no âmbito das diferentes áreas de conteúdo definidas nas OCEPE.porAprendizagensBrincadeira livreBrincarMateriais não estruturadosRefletindo sobre a prática pedagógica e investigando sobre a utilização de materiais não estruturados em contexto de jardim de infânciamaster thesis204062691