Leal, Rita Alexandra BettencourtOliveira, Luís Miguel Gonçalves deMira, Carolina da Costa Guerra2023-01-202023-01-202022-11-04http://hdl.handle.net/10400.8/8044Este relatório surge no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, oferecido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, no decorrer dos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021. Na primeira parte do relatório, intitulada de Dimensão Reflexiva, apresenta-se uma reflexão crítica sobre o percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos educativos (Creche, Jardim de Infância I (realizado numa Instituição Particular de Solidariedade Social) e Jardim de Infância II (realizado numa Instituição Pública) que se encontra dividida em dois capítulos. No primeiro capítulo, reflete-se sobre as experiências vividas em contexto de Creche. E no segundo capítulo são refletidas as experiências realizadas no Jardim de Infância I e II, onde se evidência as aprendizagens concretizadas e as dificuldades sentidas no regime @ distância e na Metodologia de Trabalho de Projeto. A segunda parte do relatório, designada de Dimensão Investigativa, apresenta um estudo investigativo desenvolvido em contexto de Jardim de Infância, durante o último ano de Prática Pedagógica. A investigação procurou compreender que tipo de brincadeiras as crianças desenvolviam na área da casinha, durante a brincadeira livre, em tempos de pandemia. Adotando uma metodologia qualitativa e recorrendo à observação participante, às gravações de vídeos e à entrevista, os dados foram recolhidos durante oito semanas (oito segundas feiras) no momento de brincadeira livre desde o dia 2 de novembro de 2020 a 11 de janeiro de 2021. Os resultados revelam que as crianças realizaram vários tipos de brincadeiras (atividades de cozinha, imitação de animais e atividades relacionadas com as profissões) e desempenharam vários papéis (mãe, pai, tia, filho, gato, etc.). Fizeram-no através de brincadeiras quer individuais quer com os seus pares, interagindo com estes através de palavras e gestos e integrando objetos na sua brincadeira livre.porÁrea da casinhaRegime @ distânciaMetodologia de trabalho de projetoEducação de infânciaTipo de brincadeiras, PandemiaO Brincar e a Educação de Infância - Refletindo sobre os Tipos de Brincadeiras realizados na Área da Casinha em Contexto de Pandemiamaster thesis203201795