Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deLeal, Rita Alexandra BettencourtAmaro, Diana Isabel Rafael2020-10-212020-10-212020-07-27http://hdl.handle.net/10400.8/5171iv RESUMO O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, estando organizado em duas partes fundamentais. A primeira, centra-se na dimensão reflexiva, em que se apresenta o percurso realizado ao longo das três Práticas Pedagógicas, em diferentes contextos. A segunda, centra-se na dimensão investigativa. Durante todo o seu percurso, o educador deve assumir um papel reflexivo e de questionamento, na medida em que observa tudo o que o envolve e encontra estratégias para diversas situações, melhorando a sua ação e adequando a cada criança e ao grupo. Ao longo da dimensão reflexiva, estes pressupostos estiveram fortemente presentes. Na segunda parte, será apresentada a dimensão investigativa, O estudo apresentado incide na recolha e análise de dados relativamente às estratégias facilitadoras do processo de adaptação da criança ao Jardim de Infância, implementadas tanto pela família, como pela educadora. O estudo foi realizado no Jardim de Infância pertencente à rede pública. Os dados recolhidos revelaram que existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para facilitar o processo de adaptação das crianças ao Jardim de Infância e que o trabalho entre a educadora e a família deve ser contínuo e constante, para que se possa favorecer o processo de transição e adaptação da criança ao Jardim de Infância.porEducação Pré-escolarEducaçãoFamíliaRelação escola-famíliaRefletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de InfânciaEstratégias de adaptação da criança ao Jardim de Infânciamaster thesis202528235