Vieira, Ricardo2012-02-162012-02-162010http://hdl.handle.net/10400.8/520Comunicação apresentada no IV Seminário Internacional Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, Brasil, 2010.A escola proporciona um espaço e um tempo de encontros, desencontros, de intercultu-ralidade, de tensões sociais e culturais, também, mas, sempre, de oportunidade de com-pletude do eu pessoal. A (re)construção da identidade pessoal e social é um processo complexo e intrínseco a cada individuo (eu sou exclusivamente eu, embora tenha muitos outros e de outros em mim), não é uma mera reprodução da esfera social e cultural onde ele se movimenta. Abordamos aqui as metamorfoses culturais que ocorrem na identidade dos sujeitos, seja nos professores, seja nos alunos, ao nível da gestão das diversidades na própria identi-dade pessoal.porIdentidadesEducaçãoMetamorfoses culturaisA escola como espaço/tempo de negociação de identidades e diferençasThe school as a space/time for negotiation of identities and differencesconference object