Graça, AnaTessarolo, GiseleRema, MónicaSamgy, SusanaLima, EtelvinaSalvador, Andreia2020-01-152020-01-152015Graça, A., Tessarolo, G., Rema, M., Samgy, S., Lima, E. & Salvador, A. (2015). Práticas de avaliação dos Terapeutas da Fala em Portugal com crianças no período pré-linguístico. Res Net Health 1, ennis4.2183-6841http://hdl.handle.net/10400.8/4414Estado de arte: As aquisições do período pré-linguístico condicionam o ulterior desenvolvimento da linguagem, pelo que, quanto mais precocemente forem identificadas alterações comunicativo-linguísticas, mais cedo serão implementadas medidas de intervenção. A avaliação pré-linguística deve oferecer ao profissional informações precisas e suficientes para a elaboração de um programa de intervenção. Contudo, a escassez de instrumentos nacionais de avaliação pode ser um fator condicionante da qualidade da avaliação e intervenção do Terapeuta da Fala neste período. Objetivos: identificar as metodologias de avaliação utilizadas pelos Terapeutas da Fala em Portugal com crianças no período pré-linguístico; determinar o grau de satisfação destes em relação às metodologias utilizadas e determinar qual a opinião dos Terapeutas da Fala em Portugal em relação às práticas de avaliação desenvolvidas com esta população. Metodologia: o desenho de investigação é do tipo descritivo, quantitativo e transversal, com a aplicação de um questionário eletrónico à amostra. O tratamento estatístico será efetuado com o SPSS. Implicações éticas: a realização deste estudo foi aprovada pela Comissão de Ética da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Implicações para a prática em saúde: contribuir para a existência de evidências relativas ao processo de avaliação na fase pré-linguística.porLanguage developmentNonverbal communicationInfantSpeech languagePathologyPráticas de avaliação dos terapeutas da fala em Portugal com crianças no período pré-linguísticoconference object