Mourão, Alda Maria MartinsAlves, Dina Catarina DuarteMarques, Sofia Isabel Carvalho da Silva Santos2022-07-132022-07-132022-02-07http://hdl.handle.net/10400.8/7363O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento está organizado em duas partes. A primeira parte, a dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do meu percurso na prática pedagógica nos diferentes contextos e níveis de ensino. Na segunda parte, é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, através da realização de um estudo no contexto da disciplina de História e Geografia de Portugal, num 6.º ano de escolaridade de uma escola pública de Leiria. Esta investigação de cariz qualitativo procura perceber se as atividades propostas que envolvem empatia histórica fomentam a compreensão dos conteúdos na referida disciplina. Os dados recolhidos evidenciaram que, no início da investigação, os alunos se encontravam no nível mais baixo de progressão empática. Com a implementação de atividades que envolvem a empatia, foram evoluindo para um nível mais elevado, demonstrando-se, portanto, que atividades que envolvam empatia histórica fomentam a compreensão histórica dos alunos.porCompreensão HistóricaEnsino básico do 1º cicloEnsino básico do 2ºcicloEnsino de HistóriaUma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º anomaster thesis203037294