Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deGamboa, Maria José Nascimento SilvaMilhano, Sandrina Diniz FernandesPereira, Cátia Alexandra de Oliveira2018-07-272018-07-272018-06-25http://hdl.handle.net/10400.8/3372O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira, respeitante à dimensão reflexiva, consiste na apresentação do percurso realizado ao longo das diferentes práticas de ensino supervisionadas, nomeadamente em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com evidências críticas e fundamentadas das diversas situações vividas, das aprendizagens realizadas e das dificuldades que surgiram. As aprendizagens mais relevantes prendem-se com a importância da gestão do ambiente educativo, com o trabalho colaborativo, com as relações e interações com a comunidade educativa, com a escuta da criança e com a avaliação das aprendizagens. Na segunda parte é apresentada a dimensão de investigação deste relatório, realizado com um grupo de crianças de um Jardim de Infância pertencente à rede pública do Ministério da Educação, localizado no centro litoral do país. Esta investigação, de caráter qualitativo, desenvolveu-se em torno da identificação e compreensão das conceções das crianças em idade pré-escolar, dos quatro aos seis anos, sobre a escrita, antes e após a implementação de uma sequência de atividades que teve como objetivo o confronto das hipóteses concetuais das crianças com nova informação e a realização de novas descobertas. Os dados recolhidos evidenciaram que no início da investigação as crianças apresentavam diferentes conhecimentos sobre a escrita e que estas conceções foram progredindo ao longo do tempo.porEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloEscritaLinguagemRefletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicoas conceções de um grupo de crianças, em idade pré-escolar, sobre a escritamaster thesis201956640