Gomes, Marco José Marques Gomes Alves GomesVasconcelos, Marco Nuno Sumares de Menezes2022-10-182022-10-182022-07-20http://hdl.handle.net/10400.8/7788O aparecimento das redes sociais digitais alterou o padrão e a metodologia de produção da informação. Existem dois conjuntos-chave de reflexões sobre processos, tendências e competências na comunicação organizacional da sociedade digital em rede, que são: a incorporação do fenómeno das redes sociais no modo de se comunicar, exigindo um novo posicionamento estratégico da comunicação na organização e a incorporação das chamadas competências digitais, que exigem mudanças nos profissionais, na cultura empresarial e no modo de produção da informação. A utilização crescente das redes sociais permite uma cada vez maior e melhor comunicação entre as organizações e os seus públicos. As redes sociais podem definir-se como quaisquer tecnologias ou práticas online que permitem a partilha de conteúdos, opiniões, ideias, experiências e media, possibilitando conversações sobre o que é relevante. Na comunicação organizacional existem diferentes níveis de posicionamento, ao nível estratégico, na presença digital, pelo que é importante as organizações procurarem sempre a melhor performance possível da sua participação nas redes sociais. Essa avaliação implica análises exaustivas aos resultados das estratégias implementadas. O presente estudo pretende analisar a estratégia de comunicação do operador de transporte público rodoviário Horários do Funchal e, comparando-a com os operadores Carris e Transportes de Madrid, definir boas práticas que permitam melhorar a participação de uma empresa ou organização na rede social digital. A estratégia metodológica assenta numa análise comparativa de cariz quantitativo. Concluiu-se que a estratégia de comunicação da Horários do Funchal é muito semelhante à das outras duas empresas analisadas e que em relação às boas práticas também está ao seu nível, embora possa haver melhoramentos para um maior alcance de ligações na rede.porComunicaçãoMeios de comunicaçãoRedes sociaisComunicação estratégicaTransporte públicoA estratégia de comunicação Da horários do funchal no Facebook: uma Análise comparativa com a carris e a Empresa de transportes de Madridmaster thesis203080874