Almeida, Henrique de AmorimVieira, Milena Maria NogueiraCustodio, Paulo Antonio Gomes Neto2018-01-112018-01-112017-11-15http://hdl.handle.net/10400.8/2948Este estudo identifica situações potenciadoras de falhas humanas num processo industrial de montagem, através da aplicação de metodologias de Análise da Fiabilidade Humana, que foram desenvolvidas para outras indústrias, principalmente para a indústria nuclear. Ao longo do trabalho é identificada uma panóplia de fatores que contribuem para o incremento da probabilidade de falha em ações humanas. Para testar o uso destas metodologias, foi realizado um Caso de Estudo respeitante à montagem de uma Frente de Autorrádio, onde os métodos de análise HEART, SHERPA e SPAR-H foram ensaiados. Concluiu-se que o método HEART, pela sua abrangência genérica pode perfeitamente ser usado neste tipo de linha de montagem industrial, assim como o método SHERPA. Contudo, o método SPAR-H apresentou-se mais restritivo, dado que a sua origem está orientada para a indústria nuclear.porErro humanoFalhas ativasFalhas latentesFiabilidade humanaMétodo HEARTMétodo SHERPAMétodo SPAR-HAnálise da fiabilidade humana aplicada a um processo de montagemmaster thesis201815494