Ferreira, Paula CristinaMangas, CatarinaBarata, ClarindaReis, Susana2022-07-222022-07-222017978-989-8525-56-7http://hdl.handle.net/10400.8/7396O presente artigo pretende apresentar os resultados de um estudo, de natureza quantitativa, que pretendeu, de uma forma geral, identificar o posicionamento dos estudantes do Ensino Superior, que frequentam cursos da área das ciências da educação, sobre os pressupostos da diferenciação pedagógica. A análise dos dados foi feita através da análise estatística e sua interpretação, que permitiu percecionar que a maioria dos estudantes consideram a diferenciação pedagógica como um modo de todos os alunos terem direito à aprendizagem, dando resposta à sua heterogeneidade, nomeadamente no que diz respeito a casos de Necessidades Educativas Especiais. Quando questionados sobre a diferenciação pedagógica como modo de ajustar os materiais, conteúdos e estratégias ao nível mais elementar da turma, a maioria dos estudantes concorda com a afirmação, o que parece mostrar que os participantes assumem a diferenciação pedagógica como uma forma de baixar o nível de exigência, nomeadamente perante casos de dificuldades de aprendizagem, ao invés de potenciar as competências de cada um dos alunos.porFuturos educadores/professoresPosicionamentoInclusãoDiferenciação pedagógicaDiferenciação Pedagógica e inclusão escolar: posicionamento de futuros educadores e professores.book part2022-07-22cv-prod-622492