Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaMatias, Rafaela da Costa2025-12-042025-12-042025-11-06http://hdl.handle.net/10400.8/14858O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte são apresentadas e refletidas as experiências desenvolvidas em contexto de Creche, Jardim de Infância e em duas turmas de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo destas reflexões são abordados diversos temas que surgiram ao longo das vivências nos contextos educativos, relacionando-os com referenciais teóricos e legais que enquadram a ação educativa. São ainda evidenciadas algumas propostas educativas proporcionadas, analisados determinados desafios vividos e algumas situações vivenciadas que contribuíram para o meu crescimento profissional e pessoal. Na segunda parte é apresentada uma investigação sobre a resolução de problemas matemáticos por crianças de cinco anos no contexto de Jardim de Infância. Este estudo, de natureza qualitativa, teve como principal objetivo compreender as estratégias utilizadas pelas crianças, na resolução de problemas matemáticos. A análise dos dados revelou que as crianças recorriam maioritariamente às estratégias de simulação e tentativa e erro para chegar à solução do problema proposto. Os resultados mostraram a importância de promover este tipo de experiências de resolução de problemas, selecionados de modo a estimular a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico das crianças, valorizando-se o papel do educador enquanto investigador da sua própria prática. Este relatório espelha um percurso formativo baseado na articulação entre a observação e reflexão, que são pilares fundamentais para uma prática inclusiva, consciente e promotora de aprendizagens significativas.porEducação Pré-EscolarEscutaEstratégias de Resolução de ProblemasObservaçãoReflexãoResolução de ProblemasEntre a reflexão e a investigação: problematizando as práticas pedagógicas e pesquisando sobre a resolução de problemas matemáticos por crianças de cinco anos de idademaster thesis204063043