Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deRodrigues, Marina Vitória Valdez FariaRebelo, Carolina Correia2021-02-092021-02-092020-07-27http://hdl.handle.net/10400.8/5306O presente relatório decorreu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se organizado em três partes. Relativamente à primeira parte, que corresponde à dimensão reflexiva no contexto de Creche, são evidenciadas as vivências fundamentais desta Prática Pedagógica. A segunda parte, que apresenta a dimensão reflexiva em contexto de Jardim de Infância I, salienta as aprendizagens e dificuldades sentidas e a importância do ciclo interativo. No que concerne à terceira parte, esta apresenta primeiramente a dimensão reflexiva em contexto de Jardim de Infância II, dividida em cinco tópicos, realçando-se aspetos como a relação escola/família/comunidade e a diferenciação pedagógica. Neste contexto é apresentado o trabalho por projeto “A teia da aranha Carlota” desenvolvido no decorrer da prática, bem como um ensaio investigativo que procurou analisar as conceções e práticas de articulação de docentes do pré-escolar e professores do 1.º CEB. Este ensaio, que utilizou uma metodologia qualitativa, permitiu concluir que a articulação curricular entre as duas etapas educativas é imprescindível para que se proporcione uma adaptação calma e harmoniosa das crianças aquando da entrada para o 1.º CEB.porEducação Pré-escolarCurrículoFormação de professoresRefletindo sobre a Prática Pedagógica e Analisando Práticas de Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis202627853