Santos, Olga Maria Assunção Pinto dosFreire, Carla Sofia CostaRamos, Simone Pacheco2024-05-062024-05-062024-03-11http://hdl.handle.net/10400.8/9642O presente estudo, visa conhecer o processo comunicativo no ensino e aprendizagem de cinco docentes de uma instituição do Ensino Superior em Portugal quando confrontados com estudantes com deficiência visual. Assim, tem como objetivos: identificar dificuldades e facilitadores encontrados pelos docentes no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual; conhecer as estratégias metodológicas adotadas; e analisar em que medida essas estratégias promoveram a participação dos estudantes com deficiência visual em sala de aula. Para o presente estudo de caso, adotamos uma metodologia qualitativa de tipo descritivo simples, onde utilizamos entrevistas semiestruturadas com os participantes. Como resultado das entrevistas realizadas, observou-se que os docentes que não possuem formação especializada na área da educação de pessoas com necessidades específicas, expressaram o desejo de aprofundar seus conhecimentos no assunto; os conhecimentos que adquiriram nesta área foram através de formações oferecidas pela própria Instituição em que trabalham. Já os docentes com formação neste domínio, informaram que sentem a necessidade de aprofundamento do conhecimento em alguma área específica relativa à pessoa com deficiência. Observou-se ainda, que as estratégias utilizadas pelos docentes em sala de aula para os estudantes com deficiência visual são muito parecidas entre si e que sempre contam com a colaboração destes estudantes no sentido do que pode ser melhor para o seu aprendizado. Quando questionados sobre o impacto das dificuldades encontradas no ensino aos estudantes com deficiência visual em suas práticas pedagógicas, os docentes foram unânimes ao afirmarem que estas serviram para repensarem as suas práticas pedagógicas em sala de aula.porEnsino AprendizagemComunicação AcessívelEnsino SuperiorDeficiência visualO processo comunicativo no ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual no ensino superiormaster thesis203594797