Filipe Alexandre, MartaConde, Inês2024-06-262024-06-262023-04-04Alexandre, Marta & Conde, Ines. (2022). A análise crítica do discurso em contexto de ensino/aprendizagem de Português Língua Estrangeira: métodos e recursos. 10.13140/RG.2.2.15858.38080.2795-4080http://hdl.handle.net/10400.8/9749No alinhamento de estudos sobre a dimensão discursiva no contexto ensino-aprendizagem do PLE, este trabalho procura mapear estraté-gias didáticas aplicadas na UC “Análise do Dis-curso”, no âmbito da licenciatura em Língua Portu-guesa Aplicada, lecionada no Politécnico de Leiria. Focam-se métodos e recursos da Análise Crítica do Discurso, designadamente relações interdis-cursivas e a representação dos atores sociais, segundo uma abordagem da língua que contem-pla aspetos de significação cultural, contexto, ideo-logia e relações de poder. Discutem-se etapas de análise, materiais usados na sua aplicação e a forma como são apropriados pelos estudantes. Os resultados realçam a necessidade de estabe-lecer constantes relações entre as características genológicas e os objetivos comunicativos dos tex-tos, bem como a importância de orientar o tra-balho de desconstrução de escolhas discursivas e práticas sociais e culturais. Destaca-se ainda a importância de se disponibilizarem e discutirem exemplos de análise crítica de textos a fim de potenciar as competências de descrição e inter-pretação por parte dos/as estudantes.porRelações de poderPortuguês como Língua EstrangeiraCulturaInterdiscursoRepresentação de atores sociaisAnálise Crítica do DiscursoA análise crítica do discurso em contexto de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira: métodos e recursosjournal article2024-06-25cv-prod-327155610.34624/RO.V0I3.31921