Matos, Rui Manuel Neto eAfra, André Filipe Magalhães Brogueira de Teixeira e2025-06-182025-06-182025-05-16http://hdl.handle.net/10400.8/13321Além das aulas curriculares de Educação Física, as escolas têm investido no Desporto Escolar, com um número significativo de grupos equipa/alunos a participar em diversas modalidades. Como professor de Educação Física, surgiram-me dúvidas sobre o impacto da prática regular de atividade física e do Desporto Escolar nos resultados académicos dos alunos, levando-me a questionar se essa prática influenciaria de alguma forma o desempenho académico. A reflexão estende-se também aos alunos integrados no projeto Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, que, para além da escola, praticam atividade física de alto nível. Questiono-me também sobre o impacto da prática desportiva no sucesso académico desses alunos. Esta tese de mestrado explora a inter-relação entre a liderança, a gestão escolar e a prática desportiva, com um foco particular na sua influência no sucesso académico dos alunos. A investigação está estruturada em três capítulos principais, que abordam, respetivamente, os conceitos de Liderança e Gestão no contexto escolar, Desporto Escolar e e as Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, e a ligação entre a prática desportiva e os resultados académicos. Com este trabalho, proponho-me a analisar se existem diferenças significativas nos resultados académicos dos alunos que participam no DE ou nas UAARE, em comparação com as médias globais, de ciclo e de ano, de todos os alunos. A relação entre resultados académicos e prática desportiva é um elemento que irá ajudar o gestor escolar na direcção da sua escola e a definir as suas políticas educacionais.porDesporto EscolarGestão EscolarLiderançaPrática Desportiva e Unidade Apoio Alto ao Rendimento EscolarPrática desportiva e resultados académicos em alunos UAARE e de Desporto Escolar Implicação para uma Liderança e Gestão Escolaresmaster thesis203955587