Jorge, Noémia de OliveiraCarreira, Inês Pestana2024-02-232024-02-232023-12-15http://hdl.handle.net/10400.8/9482A realização do presente relatório surgiu no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada (PP), inerente ao plano curricular do Mestrado do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizada nos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. O relatório organiza-se em duas dimensões, a primeira, de natureza reflexiva e a segunda, de natureza investigativa. Assim, na primeira parte do relatório, intitulada Dimensão Reflexiva, são relatadas, reflexiva e criticamente, as principais experiências pedagógico-didáticas desenvolvidas / implementadas em contexto de Prática Pedagógica, bem como as aprendizagens adquiridas ao longo dos diversos ciclos pedagógicos. A segunda parte do relatório denomina-se Dimensão Investigativa, nela sendo apresentada uma experiência didática centrada no domínio da oralidade. Trata-se de um trabalho investigativo em que a oralidade (nomeadamente, o oral formal) é encarada não apenas como objeto explícito de ensino-aprendizagem em contexto educativo, mas também como objeto de estudo, na área da Didática da Oralidade. Assim, com base num paradigma de investigação essencialmente qualitativo, foi desenvolvida uma investigação sobre a própria prática (Ponte, 2008) que visou observar e compreender de que forma, a implementação de uma Sequência Didática (Dolz et al., 2004) orientada para a apropriação do género de texto apresentação oral (tendo em conta as suas dimensões verbal e não verbal), pode, ou não, ser eficaz numa turma do 5.º ano de escolaridade.porDimensão não verbalOral formalDimensão verbalOralidadeGénero de texto apresentação oralSequência DidáticaRefletindo e investigando sobre a eficácia da Sequência Didática orientada para a apropriação do género apresentação oral com alunos do 5.º ano do 2.º CEBmaster thesis203537173