Serrano, Luis Manuel VenturaGaspar, Marcelo Rudolfo CalveteAntunes, Miguel Duarte2025-06-022025-06-022024-12-02http://hdl.handle.net/10400.8/13055A utilização de ferramentas de simulação permite o desenvolvimento de produtos no setor automóvel com menor investimento financeiro e de tempo. Permite ainda a diminuir a pegada ecológica no seu desenvolvimento de diferentes soluções, nomeadamente no que diz respeito às emissões de poluentes criadas pela produção de protótipos e nos testes laboratoriais. Neste projeto implementou-se um modelo no software de simulação AVL CRUISE M, considerando uma simulação o mais próximo possível do Volkswagen EOS com motor diesel 2.0 TDI presente no Laboratório de Engenharia Automóvel da ESTG, utilizando os dados deste veículo na sua modelação. Para fazer a modelação foi necessária uma aprendizagem do software, recorrendo à elaboração de um tutorial com uma explicação detalhada do funcionamento deste, para o objetivo pretendido. Após a modelação do veículo, foi então realizada a simulação considerando o ciclo de condução selecionado. Os resultados obtidos foram avaliados quanto ao consumo de combustível para um ciclo de condução New European Driving Cycle (NEDC). Estes resultados foram comparados com valores obtidos experimentalmente no banco de ensaios, sendo obtidos valores muito aquém dos esperados, com uma relação de cerca de metade dos obtidos experimentalmente, mas ainda assim coerentes. Adicionalmente, foram retirados valores referentes à emissão de CO2 que, comparativamente aos resultados obtidos para o consumo, são coerentes. Devido à falta de dados fornecidos para as emissões, não houve possibilidade de avaliar uma comparação entre estes parâmetros.The use of simulation tools allows the development of products in the automotive sector with less financial and time investment. It allows the reduction of the ecological footprint when developing different solutions, particularly with regard to pollutant emissions created by the production of prototypes and laboratory tests. In this project, a model was implemented in AVL CRUISE M, considering a simulation as similar as possible to the Volkswagen EOS with a 2.0 TDI diesel engine present in the ESTG Automotive Engineering Laboratory, using data from this vehicle in its modeling. To carry out the modeling, it was necessary to learn the software, resorting to the creation of a tutorial with a detailed explanation of how it works, for the intended objective. After modeling the vehicle, the simulation was then carried out considering the selected driving cycle. The results obtained were evaluated regarding fuel consumption for the New European Driving Cycle (NEDC) driving cycle. These results were compared with values obtained experimentally on the test bench, with values far below those expected, with a ratio of approximately half of those obtained experimentally, but still coherent. Additionally, values relating to CO2 emissions were extracted, which compared to the results obtained for consumption, are consistent. Due to the lack of data provided for emissions, it was not possible to evaluate a comparition of these parameters.porAVL CRUISE MConsumo de combustívelSimulaçãoNEDCWLTPAnálise sobre a utilização de software AVL - mobilidade (AVL CRUISE)master thesis203949250