Cardoso, TeresaCoimbra, TeresaMateus, Artur2023-06-142023-06-142018-09Cardoso, T., Coimbra, T., & Mateus, A. (2018). Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal. Debates Em Educação, 10(22), 271. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p271-2832175-6600http://hdl.handle.net/10400.8/8592Neste texto, começamos por definir Realidade Aumentada (RA), enquadrando-a nas tecnologias tridimensionais, referindo a sua importância e atualidade. Depois, num breve estado da arte, apresentamos um mapeamento, a partir de estudos que focam a RA em contextos educacionais, nomeadamente no ensino superior e no domínio da matemática. Posteriormente, descrevemos parte do estudo desenvolvido no âmbito do trabalho de doutoramento “As Tecnologias Tridimensionais como contributo para a aprendizagem da Matemática no Ensino Superior”, que teve como objetivo principal contribuir para uma compreensão mais profunda de como as tecnologias tridimensionais podem potenciar o ensino e a aprendizagem da Matemática, no contexto nacional do ensino superior, em particular na área das engenharias. Da análise dos nossos dados e resultados, foi possível concluir que os desafios que se colocam hoje ao nível dos métodos de ensino, da aquisição e consequente consolidação do conhecimento podem ser em parte (cor)respondidos com a aplicação de tecnologias disponíveis, como a RA, que permitam uma compreensão mais completa dos conteúdos, levando à endogeneização de conhecimento e também à internalização de competências com bases mais sólidas.porRealidade AumentadaConteúdos tridimensionaisTecnologias da informação e comunicação (TIC)Estudantes de ensino superiorEnsino e aprendizagem da matemáticaAnálise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugaljournal article10.28998/2175-6600.2018v10n22p271-283