Barata, Clarinda Luísa FerreiraAlexandre, Tânia Augusto2023-01-272023-01-272022-10-17http://hdl.handle.net/10400.8/8075O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas grandes dimensões, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. As Práticas Pedagógicas foram desenvolvidas em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022. O capítulo da dimensão reflexiva apresenta evidências de todos os contextos da Prática Pedagógica vivenciados. Dentro desta dimensão foram criados dois capítulos, um referente ao contexto de Educação de Infância e outro referente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. No primeiro capítulo da dimensão reflexiva evidencia alguns aspetos que foram salientados ao longo da Prática Pedagógica, como a observação, a planificação, o trabalho por projeto, a diferenciação pedagógica, avaliação, equipa educativa, reflexão. Relativamente ao capítulo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, este foi estruturado em vários tópicos, mas de forma a criar uma comparação entre os contextos educativos, mais especificamente entre o contexto privado e o contexto público. Na segunda dimensão, apresenta-se uma sequência didática com um conjunto de 10 sessões desenvolvidas com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, de um Jardim de Infância da rede pública, no ano letivo 2020/2021. A investigação qualitativa será a natureza do presente estudo, que se assume como um estudo-caso. Neste sentido, pretende-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: “De que forma o trabalho sobre as emoções ajuda a criança no autoconhecimento e no reconhecimento das emoções do outro?”. Recorreu-se à observação direta participante no decorrer de todas as sessões com o auxílio do registo fotográfico e das notas de campo. Foram analisados alguns trabalhos realizados pelas crianças ao longo das sessões com o intuito de enriquecer este estudo. Foi ainda realizada uma entrevista à Educadora de Infância, responsável pelo grupo de crianças. O estudo sugere que as propostas educativas tiveram um aproveitamento positivo e que as crianças ao contactarem com as emoções, desenvolveram capacidades a todos os níveis do desenvolvimento, mas mais propriamente a nível social e pessoal.porInteligência EmocionalEmoçõesEducação Pré-EscolarRefletindo sobre o papel das emoções na Educação Pré-Escolarmaster thesis203220404