Lisboa, Ana Catarina CadimaMargarido, Inês Isabel Pereira2020-02-072020-02-072019-12-06http://hdl.handle.net/10400.8/4644Como proposta de trabalho final de mestrado decidi desenvolver um projeto que se baseia na elaboração de um plano de comunicação da empresa CADFLOW - Optimização, Reengenharia e Comercialização de Hardware e Software Lda, direcionado para instituições de ensino superior, mais especificamente para cursos que utilizem softwares PLM. Escolhi esta empresa como estudo de caso, porque é onde trabalho atualmente. As Pequenas e Médias Empresas (PME’s) são as maiores constituintes do tecido empresarial nacional, no entanto, ainda há muito a fazer quanto ao nível de comunicação que fazem. Sendo a Cadfow uma PME, representante de grandes marcas nas áreas em que atua e dotada de grandes ferramentas de apoio ao ensino, observei a grande necessidade de fomentar a relação entre a empresa e os futuros colaboradores no mercado de trabalho. O objetivo geral deste projeto é alargar a colaboração empresa-academia, para que os professores e alunos utilizem os softwares Siemens PLM, disponibilizados pela Cadflow. Quanto aos objetivos específicos, são os seguintes: aumentar a adesão da utilização dos softwares Siemens PLM; incrementar a utilização efetiva dos softwares; aumentar a troca de informações com cursos que utilizem software PLM; e por último, aumentar o número de instituições e cursos com os quais se estabelece contactos. Uma vez que existem vários públicos envolvidos no mundo académico, com níveis de poder de decisão diferentes, é necessária uma estratégia completa e que integre várias ferramentas de comunicação, tanto online como offline. O presente projeto dá especial destaque às ferramentas de comunicação digital que vão surgindo e ao conteúdo que, atualmente, é o fator diferenciador num mercado tão competitivo. Se uma marca não produzir conteúdo relevante das mais variadas formas, não irá despertar interesse no seu público-alvo para que este o acompanhe. Acredito que o plano desenvolvido irá contribuir favoravelmente para o fomento de uma relação proveitosa empresa-academia.porMarketing de ConteúdosMarketing DigitalComunicaçãoRedes sociaisPlano de comunicação da Cadfow para as instituições de ensino superiormaster thesis202432149