Siopa, Jorge Miguel PeraltaCorreia, Mário António SimõesCosta, Hugo Manuel Ferreira2017-07-052017-07-052017-06-05http://hdl.handle.net/10400.8/2651O presente relatório refere-se à gestão de manutenção de pneumáticos aplicados a uma frota de veículos pesados de passageiros. Para este estudo foram utilizados dados facultados pelos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). Este estudo tem como objetivo analisar o ciclo de vida útil dos pneus da empresa. A gestão da troca de pneus numa empresa que se dedica aos transportes é bastante importante pois é um consumível que gasta bastantes recursos sendo que a sua otimização torna-se crucial tanto logisticamente como financeiramente. Com recurso a dados históricos fornecidos pela empresa, procedeu-se a uma análise detalhada com algumas ferramentas estatísticas, para se encontrar o ponto ótimo de troca de pneus entre outros indicadores como o tempo médio entre falhas, valor de fiabilidade em diferentes valores de probabilidade. A metodologia aplicada na análise de fiabilidade dos pneus foi uma análise através da distribuição de Weibull, que possibilita a identificação de quais as posições em que o pneu está montado ou o conjunto de pneus que carecem de mais atenção. Com este trabalho foi evidenciado que não existe diferença significativa no número de quilómetros de pneus consoante a posição em que estão montados, pois todos apresentam indicadores muito próximos, não evidenciando assim uma diferença considerável.porManutençãoGestão de manutençãoPneusWeibullControlo e gestão de pneus numa frota de pesadosmaster thesis201711320