Monteiro, Sílvia Maria Carriço SantosMatias, Cristiano Rodrigues2016-02-232018-12-112015-12-11http://hdl.handle.net/10400.8/1524O biodiesel é um combustível renovável produzido a partir de óleos vegetais ou gordura animal. A sua utilização tem vindo a assumir um papel importante na defesa da sustentabilidade e na redução da dependência dos combustíveis fósseis. Em Portugal, a incorporação de biodiesel no gasóleo rodoviário é uma imposição legal desde 2010. O Decreto-Lei n.º 117/2010, de 25 de outubro, que estabelece critérios de sustentabilidade para a produção e utilização de biocombustíveis, obriga a uma incorporação mínima de 6,75% em volume de FAME. No entanto, o Decreto-Lei n.º 89/2008, de 30 de maio, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 142/2010, de 31 de dezembro, que estabelece as normas referentes às especificações técnicas aplicáveis aos combustíveis, limita a incorporação de FAME em 7%. Para verificar se o gasóleo rodoviário cumpre os limites impostos, foram recolhidos dois lotes de 14 amostras de gasóleo rodoviário, de 7 marcas diferentes, nos distritos de Leiria e Lisboa. O teor de FAME das amostras foi determinado através da análise por espetroscopia FTIR e curva de calibração direta utilizando a área do pico entre 1700 e 1800 cm-1. Os resultados da análise ao teor de FAME das amostras de gasóleo rodoviário revelaram que todas cumprem o limite mínimo de 6,75% em volume de FAME, imposto pelo Decreto-Lei n.º 117/2010, mas nem todas as amostras cumprem o limite máximo de 7%, imposto pelo Decreto-Lei n.º 89/2008. A massa volúmica, a viscosidade e o teor de água das amostras de gasóleo rodoviário também foram analisadas, constatando-se que estão todas em conformidade com as especificações do Decreto-Lei n.º 89/2008.porBiodieselGasóleoMisturasFTIRAvaliação da incorporação de biodiesel em gasóleo rodoviáriomaster thesis201049783