Nunes, Getúlio TadeuLanzer, Edgar AugustoSerra, Fernando RibeiroFerreira, Manuel Portugal2009-08-102009-08-102008NUNES, Getúlio Tadeu e outros - Emergência do marketing nas instituições de ensino superior: um estudo exploratório. Análise. Vol. 19, n.º 1 (Jan./Jun. 2008), p. 173-198.1980-6302http://hdl.handle.net/10400.8/45Este trabalho apresenta um estudo exploratório sobre o marketing nas universidades privadas e comunitárias brasileiras. Analisa o cenário competitivo do ensino superior brasileiro, para demonstrar que a utilização de estratégias de marketing é um fator crítico de sucesso para essas organizações. As barreiras contra o marketing nas universidades necessitam cair para fazer face à rápida mudança no ambiente competitivo, como a queda da demanda associada à multiplicação de novos concorrentes. Neste trabalho discutimos o cenário atual enolvendo as IES e estipulando como as estratégias de marketing poderão ser utilizadas. É feita uma revisão teórica sobre o marketing sempre em paralelo com a análise e contextualização para organizações universitárias.porEnsino superiorMarketing de relacionamentoEstratégiaEmergência do marketing nas instituições de ensino superior: um estudo exploratóriojournal article