Silva, DavidSeiça, LuísSoares, RaquelMourão, Ricardo2020-01-152020-01-152015Silva, D., Seiça, L., Soares, R. & Mourão, R. (2015). Sentido de vida dos estudantes do primeiro ano do Instituto Politécnico de Leiria. Res Net Health 1, ennis18.2183-6841http://hdl.handle.net/10400.8/4428A transição do ensino secundário para o ensino superior tem-se demonstrado uma fase complexa na vida dos estudantes, devido maioritariamente a fatores externos, tais como a mudança de casa, aumento do grau de dificuldade do ensino e mudança de estilos de vida, que podem muitas das vezes levar a desequilíbrios da saúde mental como problemas emocionais, depressão e distress, entre outros. Pretende-se então com este estudo analisar o sentido de vida destes estudantes nesta nova fase, repleta de mudanças e alterações, utilizando para tal uma análise quantitativa correlacional. Os dados analisados serão obtidos anonimamente através de um questionário, salvaguardando a privacidade dos envolvidos no estudo. Entre os instrumentos de recolha de dados, figura um questionário sociodemográfico, a escala de sentido de vida, a escala de qualidade de vida SF-12, a escala de vivências académicas e a escala de ansiedade e depressão. A nível de implicações na prática, pretende-se identificar quais são os principais problemas dos estudantes nesta transição, detetando-os o mais precocemente possível, com o objetivo de os auxiliar a ultrapassar esta fase, justificando assim a presença do enfermeiro no gabinete de apoio ao estudante.porEstudantes universitáriosSentido de vidaTransiçãoSentido de vida dos estudantes do primeiro ano do Instituto Politécnico de Leiriaconference object