Reis, Susana Alexandre dosPaulo, Luís António Matias de Sousa2023-03-142023-03-142022-11-30http://hdl.handle.net/10400.8/8217O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se dividido em duas dimensões, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva engloba reflexões que transmitem as experiências vivenciadas ao longo de dois anos nos diferentes contextos de prática pedagógica de forma crítica e fundamentada. As reflexões encontram-se divididas em ciclos de ensino e em referentes que refletem as dificuldades e aprendizagens adquiridas ao longo do tempo. A dimensão investigativa foca-se num recurso pedagógico: a maleta pedagógica ProLearn4ALL. Assim, procurou-se compreender a influência da utilização deste recurso na sensibilização de alunos do 3.º ano do 1.º CEB para a inclusão de pessoas com deficiência, identificando-se as suas conceções sobre a deficiência, antes e após a implementação da maleta. De natureza qualitativa, o estudo de caso, assentou na recolha de dados tendo por base duas entrevistas em momentos distintos, um antes e outro após a implementação das tarefas da maleta. Os resultados obtidos parecem demonstrar a eficácia da maleta pedagógica ProLearn4ALL na sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência.porPráticas PedagógicasMaleta PedagógicaDeficienteDeficiênciaInclusãoA Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.master thesis203248619