Bonança, RitaMadureira, CristianaLima, Louise2023-09-212023-09-212023-08-27http://hdl.handle.net/10400.8/8803A educação inclusiva tem como principal propósito garantir a igualdade de oportunidades, de todo e qualquer aluno, em qualquer momento do seu percurso escolar. Desde 2018, Portugal tem vindo a ser um país pioneiro pelas mudanças introduzidas, a nível legal, no que se refere à inclusão, traçando um novo rumo com novas práticas e metodologias pedagógicas diferenciadas, por forma a ultrapassar as barreiras à aprendizagem no acesso ao currículo de cada um dos alunos. O presente artigo tem como objetivo articular os pressupostos do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e os princípios de uma avaliação pedagógica em contexto de sala de aula. Apresenta-se, deste modo, um contributo que enfatiza a teoria e a prática para ultrapassar as dificuldades que ainda possam persistir na conceptualização do DUA e, consequentemente, na sua operacionalização. Para tanto, propõem-se diferentes referenciais e planificações, enquanto possibilidades, de modo a elevar a qualidade das estratégias de ensino aprendizagem avaliação, assentes no princípio da equidade da inclusão.porAvaliação pedagógicaEnsino-aprendizagemInclusãoDesenvolvimento CurricularBarreiras à AprendizagemAvaliação PedagógicaEducação InclusivaAbordagem MultinívelO Desenho Universal para a Aprendizagem: planear o ensino-aprendizagem e avaliação para uma escola mais inclusivajournal article2023-09-19cv-prod-334448110.14571/brajets.v16.n2.293-306