Barreto, Luísa Maria PiresPinto, João Carlos JesusGibert I Roset, Paula2025-01-282025-01-282024-11-29http://hdl.handle.net/10400.8/10431Esta dissertação pretende ser um manifesto para a aprendizagem e experimentação criativa das crianças, contribuindo para a criação de uma mente dinâmica e flexível. O ponto de partida da presente investigação, quer na abordagem teórica, quer na abordagem prática, é um conjunto fotográfico de trinta e duas t-shirts infantis, realizado pela própria autora durante o verão de 2022. Tendo este conjunto como referência e com base à retórica visual das t-shirts abordaram-se questões relacionadas com o design emocional, em particular sobre a ideia de felicidade e cuteness que estas imagens transmitem e evocam aos utilizadores. Também foram abordadas questões relacionadas com o desenvolvimento da criança e o seu crescimento criativo numa sociedade digitalizada. Depois analisou- -se brevemente a história da t-shirt, assim como o desempenho da técnica da estampilhagem em diversas disciplinas. A partir da revisão bibliográfica e dos casos de estudo foi decorrida uma deriva gráfica onde foram desenvolvidos diversos objetos gráficos para criar uma linguagem visual e proporcionar uma experiência gráfica analógica com base na técnica da estampilhagem, estimulando assim a imaginação e a criatividade das crianças numa inter-relação direta com os materiais de forma a gerar um cenário onde estas agem enquanto designers.porExperimentaçãoAprendizagemCriatividadeEstampilhagemT-shirtsCriançasDesign GráficoUMA EXPERIÊNCIA GRÁFICA. Contributo para o desenvolvimento criativo da criança entre os 7 e os 9 anos através da estampilhagem de t-shirtsmaster thesis203849817