Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaFreire, Beatriz Monteiro Soares2020-07-072020-07-072019-11-22http://hdl.handle.net/10400.8/4999O presente relatório que se apresenta foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte, dimensão reflexiva, consiste na apresentação do percurso vivenciado nos diferentes contextos de Prática Pedagógica: Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizando uma análise crítica e reflexiva sobre as situações vividas que me proporcionaram diversas aprendizagens tanto a nível pessoal como profissional. Na segunda parte do relatório encontra-se a dimensão investigativa onde é apresentado um ensaio investigativo de carácter qualitativo onde se pretende observar, descrever e analisar o desenvolvimento da capacidade de subitizing em crianças em idade pré-escolar, ao longo das tarefas propostas. Analisam-se os procedimentos das crianças quando realizam tarefas no âmbito da contagem de objetos, procurando-se responder à pergunta de partida “Como é que as crianças em idade pré-escolar desenvolvem a capacidade de subitizing?”. Os resultados evidenciam as diversas estratégias de contagem de objetos utilizadas pelas crianças, sobressaindo alguma capacidade de subitizing, fundamentalmente para quantidades inferiores a quatro. As maiores dificuldades em realizar subitizing relacionaram-se com a presença de mais do que uma mancha gráfica em simultâneo, ou quando era exigido o estabelecimento de relações numéricas. Por fim, apresenta-se a conclusão do relatório, onde se faz uma retrospetiva do trabalho desenvolvido ao longo deste período de Prática de Ensino Supervisionada.porMatemáticaCálculo mentalSubitizingEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloNúmeroRefletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.O desenvolvimento da capacidade de subitizing em crianças em idade pré-escolar.master thesis202497550