Almeida, IvoneMoreira, AntónioRibeiro, JaimeDécio Nascimento GuimarãesDouglas Christian Ferrari de MeloRibeiro, Jaime Moreira2024-04-032024-04-0320249786554560504http://hdl.handle.net/10400.8/9583Capítulo 4 da obra: Tecnologia Assistiva: formação, experiências e práticas.Introdução É indubitável que as Tecnologias de Apoio4 (TA) promovem a comunicação, a independência pessoal e social e a inclusão de crianças com limitações cognitivo-motoras. As TA para as crianças com diversidade funcional são uma ferramenta de ação fundamental, permitindo-lhes participar numa base de equidade nos ambientes em que se inserem. Podem contribuir para aumentar a motivação, o sentido de pertença ao grupo e aumentar a produtividade na sala de aula e em casa.porTecnologias de Apoio (TA)Capacitação de cuidadoresCompetências comunicativasAbandono das Tecnologias de Apoio para a comunicação em meio familiar: capacitação de cuidadores — uma solução possívelbook part2024-04-03cv-prod-403084610.52695/978-65-5456-050-4.4