Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaTaveira, Inês Catarina Filipe2016-04-042016-04-042015-01-20http://hdl.handle.net/10400.8/1732Este relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e é composto por duas partes: Prática Pedagógica em Creche e Prática Pedagógica em Jardim de Infância. A parte correspondente à Prática Pedagógica em Creche inclui uma reflexão e um ensaio investigativo. Na reflexão são evidenciados os aspetos que considerei mais significativos como as minhas aprendizagens ou a minha relação com as crianças. O ensaio investigativo tinha como finalidade perceber o tipo de interações que duas crianças, com 29 e 32 meses de idade, estabeleciam com os livros, no momento de brincadeira livre, sendo que, para tal, recorri a uma metodologia qualitativa descritiva. Os resultados alcançados mostram que as crianças estabeleceram, maioritariamente, interações verbais com os livros, utilizando palavras soltas e frases, e interações não-verbais com os seus pares através dos livros, tirando os livros que outras crianças estavam a ver ou sorrindo para as outras crianças. A parte relativa à Prática Pedagógica em Jardim de Infância é composta por duas partes. Uma relativa à reflexão sobre a prática, evidenciando também os aspetos mais significativos, como as minhas aprendizagens e dificuldades ou a importância do espaço exterior. A outra parte diz respeito à descrição e reflexão sobre um trabalho de projeto desenvolvido com as crianças. Com o trabalho de projeto, em conjunto, descobrimos aspetos relativos à velocidade de locomoção, à reprodução, à alimentação e ao cérebro dos dinossauros.porEducação Pré-escolarLivrosLiteraciaRefletindo sobre a Prática Pedagógica: das interações com os livros ao Projeto dos Dinossaurosmaster thesis201109166